×
Loading ...

Como medir o ângulo de inclinação do telhado

Atualizado em 23 março, 2017

A inclinação do telhado é referida como a sua altura. Você normalmente encontra a inclinação com uma proporção entre a altura e o comprimento do telhado, por exemplo, 0,3 m de altura para cada 1,2 m de comprimento. Esta medição pode ser feita em um telhado existente, mas as telhas podem causar distorção na medição. Se possível, execute esta medição nas treliças antes que o telhado esteja instalado.

Instruções

A inclinação de um telhado é uma relação de medidas (pitch image by Joy Fera from Fotolia.com)
  1. Coloque a base de um nível na armação e segure-o de modo que esteja nivelado horizontalmente. Se isto for feito em um telhado existente, a base do nível deve ser no centro de uma das telhas.

    Loading...
  2. Meça a altura do ponto mais baixo da treliça até o nível. Se isso for feito em um telhado existente, a altura deve ser medida a partir do centro de uma telha inferior. Tenha cuidado para que a fita métrica esteja verticalmente nivelada. A inspeção visual deve ser suficiente para o cálculo, embora você possa usar um segundo nível, se desejar.

  3. Meça o comprimento do nível a partir do fundo, onde toca no telhado, para onde a fita métrica atravessa ele.

  4. Encontre a inclinação com uma relação da altura medida pelo comprimento, tal como a sobreposição de 0,3 para 1,2 m.

  5. Calcule o ângulo real em graus, dividindo a fração 0,3/1,2 e obtendo o arco tangente da mesma, que normalmente é mostrado como "tan-1" na sua calculadora. Como um exemplo, 0,3/1,2 será calculado como o arco de tangente de 0,25, o que resulta em 14 graus.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Nível

Referências

Loading ...
Loading ...