×
Loading ...

Como medir vigas com perfil "I"

Atualizado em 17 abril, 2017

Viga de ferro com perfil "I" assim se chamam devido sua forma da letra "I" com dois eixos perpendiculares no topo e na base. São comumente utilizadas em projetos de construções grandes como as de arranha céus, ou em estruturas que sustentam muito peso como estacionamentos. Para calcular o tamanho aproximado de uma dessas vigas para um projeto, você precisará saber a carga que se espera que ela sustente.

Instruções

Construções com vigas de ferro em I torna possível levantar edifícios altos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Como medir viga de ferro em I

  1. Defina a carga que pretende aplicar sobre a viga. Isso deve incluir o peso da carga a ser colocada no espaço em construção assim como o peso estrutural do resto do prédio que a viga também suportará.

    Loading...
  2. Consulte uma tabela padrão dessas vigas para identificar seu tamanho aproximado de acordo com o peso esperado na forma de centímetros multiplicados por quilos por metro.

  3. Identifique o momento de inércia do tamanho aproximado da viga na coluna da "área" na tabela. O momento de inércia é designado no cálculo pela letra "I".

  4. Identifique a profundidade da viga, também conhecida como sua altura de seção cruzada, da coluna "profundidade" da tabela. A profundidade no cálculo é designada pela letra "P".

  5. Identifique o momento corte do tamanho da viga consultando o diagrama de tensão de cisalhante na mesma superfície. O momento de dobra é o lugar no diagrama onde a tensão é igual a zero baseado em pontos de apoio das vigas da estrutura. O momento de corte é designado no cálculo com a letra "M".

  6. Para calcular o tamanho apropriado da viga, resolva a equação seguinte para achar "F": F/(P/2)=M/I

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...