Mais
×

Como medir voltagem, corrente e resistência com um medidor

Atualizado em 17 abril, 2017

Um multímetro automático digital, um dos mais fáceis de usar, pode ser utilizado para medir a tensão, corrente e resistência. Se você quiser fazer as medições de uma só vez, porém, você terá que usar pelo menos dois multímetros. De qualquer forma, será necessário conectá-los de maneira diferente para cada tipo de medição. Você também terá que alterar as configurações em cada aparelho e usar conexões diferentes para cada tipo de medição.

Instruções

Multímetros digitais são os mais fáceis de usar (The Readout image by Cinneman from Fotolia.com)
  1. Ligue o multímetro para medir a resistência. Insira o plugue vermelho no conector de Volt / Ohms e insira o plugue preto no conector comum (terra). Coloque o interruptor no ohmímetro para Ohms. Coloque o plugue vermelho sobre um lado do resistor e o preto no outro. Observe o valor no visor. A leitura é o valor da resistência.

  2. Ligue um circuito que contenha uma bateria e um resistor. Ligue o terminal positivo da fonte de alimentação à esquerda de um resistor de ohm 100.000. Em seguida ligue a parte direita do resistor ao plugue vermelho do multímetro. Conecte o plugue vermelho ao conector de microampere / miliamperes do primeiro multímetro, e depois conecte o conector comum do multímetro ao terra da fonte de alimentação. Para o segundo multímetro, insira o plugue vermelho no conector Volt/Ohm do multímetro, então insira o plugue preto no conector comum. Conecte o plugue vermelho do segundo multímetro a uma extremidade do resistor e o preto à outra. Defina o segundo multímetro para volts.

  3. Ligue a fonte de energia e faça as mensurações. Ligue a energia a 10 volts. Note a leitura do segundo multímetro através do resistor. Deve ler 10 volts assim como está sendo suprido. A leitura no primeiro multímetro deverá ser de 0,01 miliamperes ou 10 microamperes. A unidade irá depender de como seu aparelho exibe a corrente. Lembre-se de que um ampere é igual a 1.000 miliamperes e um ampere é igual a um milhão de microamperes. Além disso, lembre-se de que um miliampere é igual a 1.000 microamperes, e 0,01 miliamperes é igual a 10 microamperes, já que 10 dividido por 1000 é igual a 0,01.

  4. Calcule a resistência com a leitura da voltagem e da corrente. Divida a voltagem no segundo multímetro pela corrente no primeiro multímetro. A divisão deve resultar em um valor próximo a 100.000. Lembre-se que o resistor tem uma especificação de tolerância. Um resistor de 100.000 ohms pode ter um valor real entre 95.000 e 105.000 ohms.

O que você precisa

  • 2 multímetros automáticos
  • Resistor de 100.000 ohm
  • Fonte de alimentação
  • Ponteiros, sondas e pinças crocodilo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article