A melhor forma de impermeabilizar botas

Escrito por carol taber | Traduzido por paula bertolino
A melhor forma de impermeabilizar botas
Impermeabilizar suas botas é rápido e não exige muito esforço (Alexandra Barry/Leaf Group)

Botas de couro ou camurça de boa qualidade, seja para usar no trabalho ou só por estilo, são um investimento. Ter tempo para impermeabilizar suas botas as protege de elementos e lhes dá mais anos de vida. Fazer isso é rápido e não exige muito esforço. Até mesmo botas pré-tratadas pelo fabricante se beneficiarão com uma impermeabilização caseira anual.

Com que frequência deve-se impermeabilizar as botas?

Os especialistas recomendam pelo menos uma impermeabilização por ano. As botas que são divulgadas como impermeáveis são pré-tratadas com um revestimento resistente à água. Esse revestimento não é permanente. Se você usa botas de couro diariamente ou em condições climáticas ruins, cheque-as mensalmente para se certificar de que o couro não está absorvendo água. Para verificar suas botas, espirre um pouco de água nelas. Se a água ficar por cima dela, a impermeabilização está boa. Botas de camurça ou nobuck devem ser verificadas após cada uso para qualquer sinal de mancha de sujeira ou água.

A melhor forma de impermeabilizar botas
Os especialistas recomendam pelo menos uma impermeabilização por ano (Alexandra Barry/Leaf Group)

Preparando suas botas de couro

Use um pano macio e um limpador de couro para limpar bem as botas. Certifique-se de remover toda a sujeira, óleos e resíduos de sal (de pedras) da superfície da bota. Em seguida, hidrate o couro com óleo de vison, esfregando-o com um pano macio, para manter o couro maleável e evitar que seque e forme rachaduras.

A melhor forma de impermeabilizar botas
Limpe bem as botas (Alexandra Barry/Leaf Group)

Impermeabilizando botas de couro

Usando um pano macio (uma fralda de tecido funciona bem), aplique uma camada generosa de cera de abelha em cada bota. Para permitir que a cera seja absorvida pelo couro, deixa-a nas botas por pelo menos oito horas ou durante uma noite. Remova o excesso de cera de abelha com um pano macio.

A melhor forma de impermeabilizar botas
Aplique uma camada de cera de abelha (Alexandra Barry/Leaf Group)

Botas de camurça e nobuck

A camurça é um couro especialmente tratado que é lixado, escovado ou felpudo, criando uma superfície macia e texturizada. O nobuck é um couro macio e amanteigado caro, muitas vezes usado em sofás e cadeiras especiais. Sua maciez e durabilidade o fazem um material excelente para botas e jaquetas. É preciso atenção extra para prevenir que elementos manchem botas de camurça ou nobuck.

A melhor forma de impermeabilizar botas
É preciso atenção extra para prevenir que elementos manchem botas de camurça ou nobuck (Alexandra Barry/Leaf Group)

Impermeabilizando botas de camurça ou nobuck

Não use um pano para limpar as botas. Use uma escova de borracha ou plástico para retirar a sujeira. Use um spray impermeabilizante especificamente feito para esses materiais. Não use cera de abelha ou produtos designados a botas de couro, pois podem descolorir permanentemente o nobuck ou a camurça. Como botas feitas desses materiais podem manchar facilmente, o produto impermeabilizante pode ser reaplicado após cada uso.

A melhor forma de impermeabilizar botas
Use um spray impermeabilizante especificamente feito para camurça ou nobuck (Alexandra Barry/Leaf Group)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível