×
Loading ...

Quais os materiais utilizados para fazer uma bola de futebol?

Provavelmente você acredita que todas as bolas de futebol são iguais, mas existem vários tipos feitos de materiais diferentes. O site Soccer Ball World identifica tanto bolas profissionais quanto de treinamento, para jogos em campos cobertos e futebol de salão. Cada uma é feita de forma diferente.

O material usado para fazer as bolas de futebol depende do tipo de uso (Jieophoto/iStock/Getty Images)

Bolas profissionais

As bolas de futebol profissional devem ser aprovadas pela Fifa. Para isso, elas necessitam possuir quatro partes principais: cobertura, forro, costuras e câmara. A cobertura de uma bola profissional geralmente conta com 32 painéis e é feita de pele sintética. Antigamente se usava couro legítimo, mas ele absorvia água, aumentando excessivamente o peso da bola. De acordo com o site Soccer Ball World, o couro sintético é feito de poliuretano ou algum outro material sintético de alta qualidade. As melhores bolas são costuradas à mão em vez de coladas ou feitas em molde. Entre a cobertura e a câmara, são colocadas várias camadas de revestimento de poliéster ou de algodão. A câmara pode ser feita de látex ou butil e sua função é manter o ar dentro da bola. A válvula de ar é feita de butil ou silicone, que retém o ar por mais tempo. A bola é adequada para todas superfícies naturais e artificiais e em todos os climas, segundo Soccer Ball World.

Loading...

Bolas de uso recreativo

As bolas de uso recreativo são feitas da mesma forma que as profissionais, mas com materiais mais baratos. A cobertura exterior é feita de couro sintético, que é duradouro, mas de menor qualidade. Os painéis são colados, feitos em molde ou costurados a máquina (não à mão). Essa estrutura está destinada a suportar as superfícies abrasivas ou irregulares, como o asfalto.

Bolas para campo coberto

A cobertura de uma bola de futebol para campo coberto é feita de feltro ou um material similar em vez de couro sintético. O site Soccer Ball World compara a sensação desse tipo de bola com a de uma de tênis. A textura permite que a velocidade do jogo em um piso de ginásio seja equivalente ao realizado em ar livre, seja em grama natural ou artificial.

Bolas de futebol de salão

As bolas de futebol de salão se usam em superfícies duras. Ao contrário de outros tipos, a câmara é cheia de espuma. Uma bola para uso em campo coberto ou ao ar livre pode ser incontrolável na superfície dura e lisa do campo de futebol de salão. A espuma faz com que a bola se torne mais pesada e quique menos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...