A melhor pedra para evitar infiltrações

Escrito por julie boehlke | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor pedra para evitar infiltrações
Um muro de pedra precisa ser resistente à infiltração para não sofrer danos a longo prazo (Comstock/Comstock/Getty Images)

Um projeto paisagístico que inclui um muro de pedra pode ser um grande diferencial para a sua propriedade. Ao planejar um muro desses, há de se levar em conta a infiltração, pois a água poderá facilmente se acumular ali e, se a retenção for ruim, o muro irá entortar ou rachar. Deixar o espaçamento adequado entre as pedras irá corroborar também com um fluxo adequado e manter a água longe da base do muro ou da calçada.

Outras pessoas estão lendo

Pedras de rio

Em rios são encontradas pedras com textura suave e lisa. Embora seja possível encontrar pedras desse tipo no fundo de rios rasos, elas também estarão perto de bancos de areia de enseadas e lagos. O formato é frequentemente redondo, ou quase redondo, e o tamanho é variado. A maioria tem entre 15 e 30 cm de diâmetro e são ótimas para evitar infiltração, pois a água terá que passar por cima ou ao redor delas porque seu formato deixa poucas brechas. Para melhorar ainda mais a drenagem, utilize areia ou cascalho para fazer o muro e manter as pedras no lugar.

Pedras de pradarias

Se procura por uma pedra resistente contra água e umidade, pode-se recorrer a pedras de pradarias. Essas rochas têm tamanhos e formas irregulares e frequentemente são quebradas e lascadas para se adequar às necessidades dos projetos. Elas poderão ser compradas no tamanho e, algumas vezes, até mesmo na cor de sua escolha. Os muros construídos com esse material são muitas vezes estruturados com argamassa para assegurar a resistência contra a água. Para permitir que a água passe, pode ser necessário construir uma estrutura inclinada ou em camadas. Instaladores profissionais poderão pensar em utilizar um material agregado para escoamento e um sistema de aberturas para evitar que a água se acumule e seu peso faça o muro se inclinar ou se deslocar.

Laje

A laje é bastante utilizada para construir muros de retenção. O material é muitas vezes empilhado por causa de seu formato irregular, mas achatado. As estruturas construídas contam, frequentemente, com pequenos vãos que permitem que a água escoe. Areia compactada e enchimentos de cascalhos poderão ser utilizados com o mesmo objetivo em mente. Um espaçamento entre as peças irá evitar que elas se soltem ou se desloquem devido ao acúmulo de água e pressão do solo.

Pedregulho

Um muro de pedregulhos é feito com uma seleção de rochas e pedras. Se houver, em sua propriedade, pedras de vários tamanhos e formas, você poderá utilizá-las para construir uma barreira de retenção baixa. Essa variedade permite que o material resista bem à passagem do líquido. Por isso, ele é ideal para construir beiradas de hortas e jardins de flores, pois o excesso de água de chuva não irá se acumular em torno das raízes e danificar as plantas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível