on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Os melhores desenhos animados da década de 1980

Relembrar é viver. Quem não lembra de passar as manhãs de sábado em frente à TV assistindo à séries inesquecíveis de desenhos animados? Marcada por uma série de fatos políticos e sociais impactantes para o futuro Brasil, os anos 80 também representaram um período áureo na história da televisão. Foi a época da consolidação de programação infantil, especialmente nas grandes redes - Globo, Manchete, TV Cultura e o recém-criado SBT. Foi o auge de muitos programas infantis como o Globinho, o Balão Mágico e o Xou da Xuxa. Nesses programas, as crianças (e os adultos) acompanhavam alguns dos desenhos animados que fizeram história.

Os anos 80 foram marcados por desenhos animados divertidos e inteligentes (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Caverna do Dragão

Um dos desenhos mais cultuados por gerações de crianças, jovens e adultos, a Caverna do Dragão fez um enorme sucesso no mundo todo. A série traz seis jovens aventureiros que caem em um mundo mágico e precisam encontrar o caminho de volta pra casa. A série, que era transmitida no programa Xou da Xuxa, trouxe uma galeria de personagens marcantes como o vilão Vingador e heróis como o Cavaleiro e Bobby, o bárbaro. Entre os personagens que tornaram a série inesquecível está o Mestre dos Magos, o guia que vive deixando perguntas sem respostas. Com apenas 27 episódios, o desenho nunca teve um final, já que a série foi cancelada nos Estados Unidos antes do último episódio ser produzido.

Loading...
A Caverna do Dragão fez a alegria das crianças dos anos 80 (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

He-Man

Um dos heróis mais icônicos da década de 80, He-Man conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo e se popularizou em produtos além da televisão, como figurinhas, bonecos de ação e decoração para festas infantis. A série, que teve mais de 130 episódios, conta a história do herói musculoso que deve enfrentar inimigos no planeta Etérnia. Ao lado de seu fiel escudeiro, o Gato Guerreiro, He-Man precisava proteger o Castelo de Grayskull contra o vilão Esqueleto. Além de He-man, outros personagens que ficaram famosos são a Feiticeira, o Mentor e o Gorpo, um dos únicos que sabiam a real identidade de He-Man. Nos EUA, a série era chamada de Mestres do Universo.

He-Man e o Castelo de Grayskull viraram produtos infantis de bonecos até decorações de festas (Lawrence Lucier/Getty Images Entertainment/Getty Images)

DuckTales

Produzido pelos estúdios Disney em meados dos anos 80, a série DuckTales - os caçadores de aventuras - fez enorme sucesso no Brasil. Foi um dos programas que ajudou a consolidar o SBT, rede criada em 1981 por Sílvio Santos. Foi a série de TV da Disney que mais teve episódios produzidos: 100 ao todo. Essa adaptação dos quadrinhos contava as aventuras dos sobrinhos do Tio Patinhas em aventuras pelos mais remotos lugares do planeta em busca de tesouros, relíquias e competições com personagens que ficaram marcados na História. Os sobrinhos são escoteiros marcados por características próprias. Huguinho é o líder do bando. Zezinho é o mais inteligente. E Luizinho é o mais criativo de todos. A série deixou de ser produzida em 1990.

A série foi um dos maiores sucessos dos estúdios Disney (Mark Mainz/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Muppet Babies

Os Muppets conseguiram um sucesso estrondoso nos Estados Unidos durante os anos 50. A série de marionetes criada por Jim Henson permaneceu por anos na programação de TV aberta americana. Eis então que os criadores decidiram adaptar o The Muppet Show no desenho animado Muppet Babies. A série animada retrata a infância de personagens clássicos como o sapo Caco, a porca Fozzy e o cão Rowlf. Um dos diferenciais da série, que foi exibida semanalmente no Brasil no programa Show Maravilha, era focar as histórias sob o ponto de vista das crianças. Tanto é que os adultos apareciam sempre dos joelhos para baixo.

O desenho animado foi uma adaptação do programa The Muppet Show (Ben Pruchnie/Getty Images Entertainment/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...