As melhores fontes para um Portfólio

Escrito por amy guettler | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As  melhores fontes para um Portfólio
Use fontes estrategicamente para que seu portfólio se sobressaia (typing image by PD-Images.com from Fotolia.com)

Elaborar um portfólio imponente, daqueles que se sobressaem, e compelem o leitor a seguir revisando os destaques profissionais não é exatamente uma das tarefa mais fáceis. Não apenas o forte e sucinto conteúdo do texto deve descrever suas experiências e realizações, o portfólio deve também ser apresentado em estilo profissional e organizado. Leva alguns segundos para chamar a atenção de um possível empregador, então cada detalhe conta muito e, o tratamento dado às fontes desempenha um papel fundamental para determinar se o seu portfólio é mantido para avaliação ou se vai para a lixeira.

Outras pessoas estão lendo

Escolhendo um estilo

Encontrar um estilo de fonte que seja atrativo e ao mesmo tempo profissional pode ser um tanto complicado, especialmente dada a enorme variedade disponível. Deve-se selecionar o estilo de fonte que melhor complemente a impressão ou o portfólio web; surpreendentemente, há uma nítida distinção na legibilidade entre as fontes quando aparecem online em oposição à página impressa.

Para o corpo do texto de um tradicional e tangível portfólio, tente usar uma fonte com serifas (com "pés" e "caudas" em cada letra) tais como a popular Times New Roman, Garamond ou Book Antiqua. Também é uma boa ideia destacar conteúdos de títulos usando uma fonte de outro estilo — que pertença a família sans-serif, para criar um contraste atraente. Se estiver criando um portfólio virtual, fontes sans-serif como Arial, Tahoma ou Verdana são escolhas sólidas para o corpo do texto, pois geralmente são fáceis de serem decifradas em telas de computador (e também funcionam muito bem impressas). Se escolher usar uma fonte sans-serif para a maior parte do portfólio, certifique-se de equilibrar os títulos com boas fontes serifadas.

As  melhores fontes para um Portfólio
Exemplo de uma fonte tipo serifada (m image by feisty from Fotolia.com)

Determinado o tamanho ideal

A regra geral em relação ao tamanho do corpo de texto é que qualquer tamanho além de uma fonte de 12 pontos é uma tentativa de preencher espaço, enquanto que menor que 10 pontos é muito difícil de ser lida. Para distinguir títulos do restante do texto, a fonte deve ser alguns pontos maior que o tamanho usado no corpo dele, mas tente evitar usar tamanhos maiores que 14 ou 16 pontos.

O ideal é que todas as realizações primárias da carreira e experiências relevantes devam figurar com destaque na primeira página do portfólio e/ou currículo. Portanto, a quantidade de texto que se está usando determina o tamanho que suas fontes podem ter.

Estilos a evitar

Fontes excessivamente elaboradas ou mesmo cursiva não demonstram o profissionalismo que um portfólio deve transmitir e, quase nunca devem ser usadas em qualquer forma de comunicação empresarial. O tipo reverso, que é mais comum com em portfólios virtuais, é popular por razões artísticas, embora possa ser visualmente atraente, ao tentar ler uma fonte estreita e de cor pálida sobre um fundo escuro pode se tornar uma experiência frustrante. Finalmente, evite fontes coloridas, fique com o clássico e sempre profissional preto, ou use um tom escuro de cinza.

Outras considerações

Tire um tempo para considerar os conteúdos do portfólio e que tipo de trabalho ele representa. Se está submetendo um portfólio de layouts de revista, projetos arquitetônicos, peças de marketing ou créditos autorais de jornalismo, considere usar fontes menos comuns, mais fantasiosas. Por exemplo, se estiver enviando o portfólio de um trabalho de design gráfico para uma revista de arquitetura, use um estilo de fonte art déco ou art nouveau. Se decidir usar algo não convencional, tome cuidado para fazê-lo com moderação — pois você não quer sobrecarregar a pessoa que poderia contratá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível