As melhores maneiras de se melhorar um roteador wireless para uso externo

Escrito por dan stone | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores maneiras de se melhorar um roteador wireless para uso externo
Acomode as ondas de rádio para manter uma rede de amplo alcance (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Redes sem fio podem ser modificadas para funcionar bem em ambientes externos, assim como em interiores. O truque para fazer a rede funcionar em um grande alcance para uso externo é configurá-la de tal maneira que as ondas de rádio alcancem as áreas desejadas. Além disso, é importante proteger a rede externa, pois é mais fácil para pessoas indesejadas se intrometerem.

Outras pessoas estão lendo

Melhore a qualidade do hardware

Roteadores de maior qualidade geralmente são capazes de estender seus sinais por um alcance maior do que os de menor qualidade. Quanto mais moderno for o padrão, melhor. Por exemplo, um aparelho "G" tipicamente suporta um alcance maior do que os roteadores "A" ou "B", e um aparelho "N" geralmente suporta um alcance anda maior do que o "G". Entretanto, existem roteadores das gerações passadas que são desenhados para transmitir e receber sinais de distâncias muito maiores do que o normal de 36,5 m. Adicionalmente, o computador que estiver conectado à rede também se beneficiaria de uma atualização na placa de rede para um modelo com uma antena superior. Os dispositivos com antenas melhores podem pegar sinais em lugares onde outras antenas não conseguem.

As melhores maneiras de se melhorar um roteador wireless para uso externo
Uma única antena omnidirecional pode não produzir um alcance muito grande (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Use um repetidor

Os roteadores possuem um alcance limitado, que pode ser estendido usando um segundo roteador ou repetidor. Você pode adicionar um repetidor à rede, ou então converter um segundo roteador em um repetidor configurando-o para trabalhar como um, para dar acesso à um segundo ponto de transmissão. Você pode posicionar o repetidor próximo à área externa onde você deseja receber o sinal. O processo de conversão de um roteador em um repetidor varia dependendo do modelo do aparelho. O repetidor funcionará como um segundo roteador na questão do alcance.

As melhores maneiras de se melhorar um roteador wireless para uso externo
Os roteadores podem ser configurados como repetidores (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Posicione próximo à janela

O local ideal para um roteador ou repetidor é próximo a uma janela grande para estender o sinal para a área externa. Os materiais encontrados nas paredes tendem a bloquear o sinal e distorcer as ondas de rádio, enquanto o vidro e outros materiais usados em janelas tendem a deixar passar um sinal mais forte. De maneira similar ao funcionamento da eletricidade com o caminho de menor resistência, as ondas de rádio se moverão melhor através de uma janela.

As melhores maneiras de se melhorar um roteador wireless para uso externo
Grandes janelas de vidro são melhores para o sinal (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Use uma antena de alto ganho

Você pode trocar a antena omnidirecional em um roteador ou repetidor por uma antena de alto ganho, a fim de aumentar drasticamente o alcance do sinal em uma única direção. Normalmente, você usa mais eletricidade para estender um sinal de rádio, mas os roteadores não permitem isso. A maioria dos aparelhos possuem antenas omnidirecionais, que usam toda a eletricidade para transmitir o sinal em todas as direções, dividindo a potência do sinal por igual. Antenas de alto ganho focam a mesma força de sinal em uma única direção ao invés de em uma esfera. Para colocar isto em perspectiva, imagine o mesmo volume de sinal em uma esfera ajustado em um cone se estendendo da antena. Você pode maximizar a distância e alcance usando vários repetidores com antenas de alto ganho miradas para fora das janelas.

As melhores maneiras de se melhorar um roteador wireless para uso externo
Antenas de alto ganho usando um sinal que é mais parecido com uma antena de rádio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível