Melhores técnicas para fazer cálculos de cabeça

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Melhores técnicas para fazer cálculos de cabeça
O cálculo mental é uma ferramenta muito útil em nosso cotidiano (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Fazer contas de cabeça é uma habilidade geralmente estimulada desde o Ensino Fundamental, mas que, por diversas razões do mundo moderno, perde espaço para a calculadora na vida adulta. Não é raro ver gente fazendo qualquer tipo de conta, mesmo as operações mais simples, com a máquina de calcular. A verdade é que a matemática faz parte de nossas vidas, seja em problemas cotidianos até no planejamento financeiro. Por isso, se treinarmos nossa mente para desenvolver o raciocínio rápido, o cálculo mental se torna uma ferramenta útil, rápida e muito eficiente. Confira as principais técnicas para fazer cálculos de cabeça sem errar.

Outras pessoas estão lendo

Arredondamento

A técnica do arredondamento valoriza o resultado final aproximado. Trata-se de uma ferramenta muito útil quando precisamos de resultados rápidos que não precisam ser necessariamente exatos. Para saber se o dinheiro que temos é suficiente para uma compra rápida na mercearia, por exemplo, tudo o que precisamos é usar a técnica do arredondamento. Sendo assim, em vez de considerarmos os valores quebrados, como R$ 5,25, podemos arredondá-los para cima ou para baixo dependendo de nossas necessidades: R$5,30, ou 5,50. É um jeito mais fácil e rápido de fazer contas. Depois, saberemos que o número final não é exato, mas a aproximação já nos ajuda bastante.

Melhores técnicas para fazer cálculos de cabeça
Arredondar números é um modo de chegar ao resultado aproximado de forma muito mais rápida (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Decomposição

A técnica da decomposição trabalha com a separação numérica das centenas, dezenas e unidades, parcelas mais fáceis de somar. Para realizar somas com números grandes, por exemplo, a decomposição permite que visualizemos os números de forma decomposta, separada um do outro. Sendo assim, vamos ao exemplo. Digamos que o problema seja somar rapidamente 1598 + 3524. Para isso, faremos pequenas contas separadamente. Primeiro, somaremos os milhares, as centenas, as dezenas e as unidades. Vamos lá: (1500 + 3500) + (90 + 20) + (8+4). Somando tudo, o resultado final é 5122. Essa é uma técnica de cálculo mais rápida do que a soma simples.

Melhores técnicas para fazer cálculos de cabeça
A técnica da decomposição divide os números em parcelas mais fáceis de somar (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Simetria

Essa técnica se originou muitos anos atrás, junto com o começo da matemática como ciência. Os primeiros estudiosos eram observadores da realidade. Eles logo perceberam que grande parte da natureza e do corpo humano seguiam a regra de simetria, pela qual tudo é composto por dois lados semelhantes entre si. A técnica consiste em separar os elementos da direita e da esquerda dos números e somar apenas os dígitos separadamente. Sendo assim, vamos somar 283 + 435. Começamos somando 2+4. Depois 8+3. E em seguida 3+5. Basta somar essas parcelas e vamos ter: (6) (11) (8). Aí, continuamos com a simetria: (6+1) (1) (8). Somando as partes, teremos por fim o número 718.

Melhores técnicas para fazer cálculos de cabeça
Com essas técnicas, a calculadora pode ser usada apenas para operações realmente complexas (Creatas/Creatas/Getty Images)

Multiplicação

A técnica mental da rápida multiplicação permite que façamos contas complexas usando multiplicação com números simples. Para saber o resultado de qualquer número multiplicado por 5, por exemplo, tudo o que teremos que fazer é multiplicar primeiro por 10 e dividir por 2. Simples assim. O resultado de 74 vezes 5 é 74 multiplicado por 10 e dividido por dois, isto é: igual a 370. Para multiplicar por 25, basta fazer o mesmo processo, só que dessa vez multiplicando por 100 e dividindo por 4. Vamos lá: 72 vezes 25 é igual a 72 por 4 vezes 100. Resultado final: 1800. Se aplicado regularmente, o cálculo mental nos ajuda a realizar contas complexas em questão de segundos. Basta praticar.

Melhores técnicas para fazer cálculos de cabeça
A multiplicação é uma forma rápida de raciocínio extremamente útil em tarefas como as contas do supermercado ou o planejamento financeiro de uma família (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível