O que é memória DDR3?

Escrito por matt koble | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é memória DDR3?
A DDR3 é um tipo de memória RAM utilizada em computadores (ram 2 image by PeteG from Fotolia.com)

A RAM DDR3, lançada em 2007, é um tipo de memória utilizada frequentemente em computadores e outros equipamentos eletrônicos. A DDR3 oferece muitas vantagens sobre a sua antecessora, DDR2, embora as duas não sejam compatíveis. A DDR3 oferece memória RAM de alta velocidade, que ajudará a manter o computador funcionando rapidamente e sem problemas, além de poder ser atualizada quando houver necessidade.

Outras pessoas estão lendo

O que é memória RAM?

RAM, ou "random access memory" (memória de acesso aleatório), é o que o computador usa para abrir e executar programas. Enquanto não estiverem em uso, os dados são armazenados no disco rígido. Quando você abre um programa, ele os transfere do disco rígido para a memória RAM, de modo que você possa acessar e usá-los mais rápido. Cada programa aberto usa um pouco dessa memória e, se você não tem muita memória RAM, abrir muitos programas pode prejudicar o desempenho do computador.

DDR3

DDR3, que significa "Double Data Rate 3" (Taxa Dupla de Dados 3), é uma tecnologia de memória de acesso aleatório de alta velocidade, que não é utilizada apenas em computadores. Smart phones, PDAs, Netbooks e outros pequenos equipamentos eletrônicos tiram proveito frequentemente da memória DDR3, de acordo com o site MemoryX.net.

DDR3 versus DDR2

A memória DDR3 é compatível com chips de até 8 GB, enquanto a DDR2 só permite o uso de chips de até 4 GB, de acordo com o site SimmTester.com. Isso significa que elas têm a capacidade de executar mais programas ao mesmo tempo, sem mostrar qualquer sinal de lentidão. O site MemoryX.net afirma que a DDR3 é superior em largura de banda também, com até 1600 Mbps quando se trata de taxas de transferência de dados. Eles também afirmam que a memória DDR3 é do mesmo tamanho que a DDR2, embora as duas não sejam compatíveis.

Velocidade e desempenho

Com a DDR3, os componentes são duas vezes mais rápidos que os cartões de memória DDR2, de acordo com o site MemoryX.net. Com maior velocidade e maior capacidade de armazenamento, a DDR3 é claramente superior à DDR2 quando se trata de velocidade e desempenho. O MemoryX.net também afirma que a vida útil da bateria da memória DDR3 é mais longa, ou seja, que ela durará mais tempo. Ela também é projetada considerando o aquecimento, pois a DDR3 superaquecerá menos que a DDR2, mesmo quando forçada até os seus limites.

Outros benefícios

A memória DDR3 opera com 1,5 volts de eletricidade em vez dos 1,8 volts utilizados pela DDR2. Pode até não parecer muito, mas essa pequena quantidade significa que a DDR3 consome menos energia que a sua antecessora. A memória RAM DDR3 também possui um pino de reinicialização não sincronizado para redefinir o cartão, se for necessário, algo que nem a DDR2 ou a DDR apresentaram, de acordo com o site MemoryX.net.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível