Mensagem "Checksum Error" do computador ASUS P5GC-MX

Escrito por ruri ranbe | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Mensagem "Checksum Error" do computador ASUS P5GC-MX
Saiba o que é e como resolver a mensagem "Checksum Error" do computador Asus (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Apesar de ser alarmante ver a mensagem "CMOS Checksum Error" (erro de soma de verificação do CMOS) aparecer tão logo o computador ASUS P5GC-MX ser iniciado, a fonte do erro é mínima e simples de corrigir. A mensagem de erro indica um problema com o relógio de tempo real (Real Time-Clock, ou RTC) -- um componente que segue a hora atual -- e com o semicondutor óxido metálico complementar.

Outras pessoas estão lendo

Conceitos básicos

A placa-mãe armazena os dados de configuração do hardware no CMOS, um componente localizado em um chip de memória não volátil de acesso aleatório (do inglês "Non-Volatile Random Access Memory", NVRAM) integrado ao ASUS P5GC-MX. O termo "não volátil" significa que, mesmo após o computador ser desligado, o componente ainda conserva os dados. O RTC também se baseia no NVRAM. No passado, o CMOS e o RTC recebiam energia por um bateria de níquel cádmio chamada de bateria CMOS, porém as placas-mães atuais utilizam uma bateria de lítio em forma de moeda. Se a bateria CMOS falhar, o CMOS perde todos os seus dados e o RTC "esquece" a data e a hora atuais. Quando isso ocorre, a placa-mãe detecta que os valores do CMOS estão incorretos e exibe a mensagem "CMOS Checksum Error", quando o PC é iniciado.

Solucionar

A mensagem "CMOS Checksum Error" indica que a bateria soltou-se do seu slot ou está com defeito. Para verificar a bateria, desligue o PC, remova o cabo de energia do computador e, em seguida, abra a CPU. A bateria de lítio em forma de moeda está localizada ao lado dos slots de interconexão dos componentes periféricos. Empurre a alavanca para remover a bateria e reencaixe-a -- com o lado positivo para cima -- no slot. Se o erro persistir, substitua a bateria por outra do mesmo modelo.

Outras soluções

Caso não seja capaz de substituir a bateria imediatamente, mas precisa usar o PC, carregue os configurações padrões para contornar o problema. Quando a mensagem "CMOS Checksum Error" aparecer, pressione "F2". O ASUS P5GC-MX iniciará o computador usando as configurações padrões para o hardware. Observe que se certos componentes de hardware requererem uma configuração específica, o sistema não funcionará adequadamente.

Outros problemas

Raramente, a mensagem "CMOS Checksum Error" indica um problema com o próprio chip CMOS. Na maioria das vez, os danos ao chip CMOS ocorrem quando a placa-mãe suportou algum tipo de dano elétrico. Uma vez que o NVRAM, que contém o CMOS, esteja integrado à placa-mãe, se o chip falha, o ASUS P5GC-MX deve ser substituído. Troque a bateria CMOS, atualize o BIOS usando o "AFUDOS" ou o "ASUS EZ Flash" -- disponíveis no site da ASUS -- e, em seguida, redefina o RTC usando as pontes ao lado da etiqueta da placa-mãe "CLRTC". Caso o "CMOS Checksum Error" ainda apareça após seguir os passos anteriores, é preciso substituir a placa-mãe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível