on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer menus de DVD com Nero

Atualizado em 20 julho, 2017

Dar uma aparência profissional para o seu DVD não tem que ser uma tarefa difícil. O software Nero permite personalizar o visual do menu de seu DVD com arquivos de fotos, áudio e vídeo.

Instruções

Crie menus para DVDs (dvd image by Bram J. Meijer from Fotolia.com)

    Usando o Nero

  1. Inicie o Nero StartSmart, que inicia o software Nero. Se possuir o Nero 9 suite, StartSmart é um programa que pré-carrega todos os softwares de edição disponíveis para que o tempo de espera de inicialização não seja tão longo.

    Loading...
  2. Clique na seta ao lado do ícone Nero StartSmart. Um menu pop-up será aberto com todos os softwares disponíveis no Nero 9.

  3. Clique em Nero Vision

  4. Selecione "Make DVD/DVD-Video" (Criar DVD/DVD-Vídeo) quando Nero Vision estiver carregado

  5. Selecione "Import Movie File" e encontre seu arquivo de vídeo digital para importar.

  6. Divida o vídeo em capítulos, se quiser. Enquanto o arquivo for importado, ele aparece em uma tela de vídeo que permite reproduzir, pausar, parar, avançar e retroceder o vídeo ao mesmo tempo em que o assiste. Há também um ícone de diretor de cinema com um menu drop-down que ajuda a dividir a mídia em capítulos. Rode o arquivo de vídeo e pause-o onde quiser inserir as quebras de capítulo. Adicione quantos capítulos desejar. Lembre-se, esse passo é opcional.

  7. Para criar o menu do DVD, aperte o botão "Next" (Próximo) no canto inferior direito da janela quando estiver pronto. O botão "Next" irá levá-lo ao menu de edição onde irá editar e criar o menu do seu DVD. O quadro principal apresenta uma prévia de como o menu do DVD irá ficar. Este quadro permite que arraste e solte itens para criar o menu. À direita da janela existem duas abas: modelo e personalizar. A aba "Customize" (Personalizar) permite alterar as configurações. Abaixo da janela ficam três pastas: um vídeo de introdução Nero que é padrão e aparece quando você carrega o DVD em um aparelho de DVD player, o título do menu principal -- que irá editar e um menu de capítulos -- que você também vai editar, se criou capítulos.

    Fazendo o menu do DVD

  1. Dê um duplo clique no menu da caixa de texto do título para inserir o título que quiser para o menu do DVD. Por padrão, ele deve dizer "Orbit".

  2. Clique no quadro cinza que está atrás da caixa de texto do título (o que você mudou na etapa 1). Em "Customize>Properties: Picture" (Personalizar > Propriedades: Imagem), há a opção de diminuir a opacidade sobre este objeto ou no quadro principal ou simplesmente pode-se clicar com o botão direito do mouse e excluí-lo. Depois que o objeto é excluído, o texto ainda vai aparecer — embora possa estar parecendo muito claro, pois o texto é branco por padrão e o fundo é um azul claro. Então, há duas opções: altere a fonte do texto, cor ou tamanho (que incluirão na etapa 3) ou realize uma mudança no fundo (que será abordado na etapa 4).

  3. Clique na caixa de texto para o título do menu do DVD. Em "Customize>Properties: Text" (Personalizar: Texto) há quatro opções para mudar a forma como o texto aparece: "Appearance" (Aparência), "Font" (Fonte), "Text" (Texto) e "Transformation" (Transformação).

    A categoria "Appearance" (Aparência) permite adicionar sombra para a fonte, bem como o botão "Options..." (Opções...), que permite a mudança de cor da sombra, a colocação da sombra e mais. O propósito de uma sombra é colocar um plano de fundo no texto que pode ser difícil de ler contra uma cor de fundo semelhante.

    A categoria "Font" (Fonte) permite mudanças na fonte -- se quiser com serifa ou sem serifa -- o tamanho do texto e se preferir que ele apareça como normal, negrito, itálico, negrito itálico ou sublinhado.

    A categoria "Text" (Texto) permite a mudança de cor de texto com uma paleta inteira de cores para escolher. Essa categoria também controla o alinhamento do texto, se é justificado à esquerda, centralizado ou a direita.

    Finalmente, a categoria "Transformation" (Transformação) controla o tamanho da caixa de texto, a sua localização, se deseja girá-lo por "X" número de graus e a porcentagem de opacidade do texto — onde 100% deixa o texto totalmente opaco, já 0% deixa ele totalmente transparente, invisível.

  4. Selecione um fundo. Para fazer a seleção, ir para "Customize>Properties: Background>Background and under Background" (Personalizar>Propriedades: Fundo>Fundo e atrás do fundo), selecione o menu e escolha entre as quatro opções seguintes: "Color" (Cor), "Predefined Background" (Fundo predefinido), "Picture file" (Arquivo de image) ou "Movie file" (Arquivo de vídeo).

    O arquivo de filme é o fundo único que ativa o botão "Options" (Opções) abaixo do menu. Este botão permite selecionar onde o arquivo de filme começa a partir do fundo.

    Além de alterar o fundo, o menu "Properties" (Propriedades) tem outras opções para ajudar a personalizar o menu do seu DVD e torná-lo o mais profissional possível, incluindo uma função de áudio de fundo que desempenha um clipe de áudio antes de o título principal do DVD ser iniciado e uma função de animação que pode criar animações ou um arquivo de filme como plano de fundo para uma quantidade pré-determinada de tempo antes do título principal do DVD começar

  5. Use os botões para ajudar os usuários a navegarem no menu do DVD quando for concluído. Por padrão, o único botão no menu principal é o título principal.

    Para colocar novos botões para o menu de DVD, ir para "Customize>Buttons" (Personalizar>Botões) e ler o "clip-art Nero" sobre botões. Você tem três opções de botões no menu: miniaturas, botões só de texto e navegação.

    Para colocar um botão no menu, basta selecionar o botão que você quer e clicar. Para editar um botão somente de texto, clique duas vezes no botão para alterar o texto. Nota: por padrão, um número vai aparecer no botão. Para apagar o número, vá para "Customize>Properties:Text Button>Appearance>Text Numbering" (Personalizar>Propriedades: Botão de texto> Aparência> Numeração de texto) e selecione o texto apenas a partir do menu.

  6. Crie botões que executam alguma ação. Por exemplo, criar um botão que diz "Play". Para ligar o botão para reproduzir o título principal do DVD, vá para "Link:" no menu "Properties: Text-Button". Selecione o nome do título principal para o botão "Play" para iniciar o DVD normal. Se o título principal for dividido em capítulos, faça um botão "capítulos" e vincule-o ao menu de capítulos.

  7. Vá para "Disc/Project" (Disco/Projeto) no menu e faça um botão que faça com que o DVD volte ao menu principal quando terminar de reproduzir seu conteúdo.

  8. Teste o projeto. Sobre o "Disc/Project" tem um botão chamado "Check Project" (Verificar projeto). Clique no botão e ele vai informar se há algum problema com o menu.

  9. Visualize todo o trabalho antes de queimar o CD. Clique em "Next" (Próximo) para abrir uma pré-visualização dos menus e ver como seu trabalho está. Caso queira mudar alguma coisa, clique em "Back" (Voltar) e revise o seu trabalho.

Loading...
Loading ...
Loading ...