Mais
×

Como fazer uma tinta que muda de cor de acordo com a temperatura

Atualizado em 21 novembro, 2016

A tinta que muda de cor de acordo com a temperatura é conhecida como termocrômica. A mudança de cor ocorre quando a estrutura do composto de moléculas de pigmentos na tinta reagem a uma temperatura elevada, o que significa que a tinta absorve ou reflete a luz de forma diferente. Como a maioria dos pigmentos, essa mudança de cor ocorre em temperaturas acima de 27 ºC e retornam ao normal quando resfriadas. Existem dois métodos de criação de tinta termocromática -- utilizando cristais líquidos ou corantes leuco combinados com compostos químicos. Como a tinta termocrômica é uma invenção relativamente nova que exige conhecimento científico em profundidade, a melhor maneira de fazê-la é comprando compostos pré-fabricados e combinando-os com tinta.

Instruções

A tinta termocromática muda de cor de acordo com a temperatura ambiente (Blobs of paint. image by Saskia Massink from Fotolia.com)
  1. Misture a quantidade desejada de tinta acrílica com meio acrílico no balde; aproximadamente uma parte do meio para 10 partes de acrílico deve ser suficiente. Agite até conseguir uma consistência suave.

    Agite até obter uma consistência suave (yellow image by Pefkos from Fotolia.com)
  2. Adicione pó ou pasta termocrômica e mexa -- inicialmente, adicione apenas uma pequena quantidade (5 ml de pasta / 1 colher de chá de pó).

  3. Pinte uma amostra de teste em um pedaço de material de sucata e deixe secar.

  4. Aqueça uma amostra de teste a 27 ºC usando um secador de cabelo; verifique a temperatura com um termômetro.

    A maioria das tintas termocrômicas mudam de cor em 27 ºC (thermometer image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  5. Caso a mudança de cor desejada não seja alcançada, adicione mais pasta ou pó à mistura, mexa e repita o processo.

  6. Quando sua amostra de teste mostrar a mudança de cor correta, pinte o objeto designado. Pinte uma camada, sem deixar que as áreas pintadas sequem antes que o restante esteja completo, caso contrário, a mudança de cor será desigual.

Dicas

  • Tenha em mente que as regras de mistura de cores tradicionais se aplicam neste caso; se, por exemplo, adicionar pigmento amarelo a tinta azul, a cor resultante será verde quando o calor for aplicado.
  • Ao comprar pigmento, tanto em pasta quanto em pó, pesquise na internet. Existem vários fornecedores diferentes que oferecem diferentes variedades de tinta a preços diferentes. Existem tintas metálicas disponíveis, que são um pouco mais caras, e as cores primárias são sempre mais baratas.

Aviso

  • Esteja ciente de que a tinta acrílica é extremamente difícil de remover de roupas e outros materiais. Use roupas protetoras e misture sua tinta ao ar livre. Lembre-se também de que está lidando com compostos químicos e tinta, por isso, use luvas e trabalhe em uma área bem ventilada.

O que você precisa

  • Tinta acrílica
  • Meio acrílico (veja em lojas de artesanato)
  • Pó ou pasta de pigmento termocrômico (disponível on-line)
  • Aplicador (Pincel ou rolo)
  • Termômetro
  • Secador de cabelo
  • Palito para misturar
  • Balde
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article