Mais
×

Como fazer um molde de espartilho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O espartilho, uma peça que modela o torso com origens que remontam pelo menos à década de 1660, fez o seu retorno ao século 20 graças à cantora pop Madonna. Se você deseja criar um a partir de um tecido elegante ou de retalhos de jeans velho, você precisará de um molde de costura para acompanhar.

Instruções

Use um molde para garantir que seu espartilho sirva em você (Creatas/Creatas/Getty Images)

    Como fazer um molde de espartilho

  1. Meça a parte de cima de seu busto até a cintura. Desenhe uma linha em seu molde de papel com essa medição. Este será o comprimento da peça.

  2. Pegue a medida do seu busto e subtraia 5 cm, e divida este número por 2. Desenhe uma linha com esta medida, com um ângulo de 90 graus para o topo da primeira linha. Se, por exemplo, o seu busto medir 85 cm, a linha horizontal deverá medir 40 cm.

  3. Marque o ponto médio na linha superior. Marque um ponto 5 cm para a esquerda do ponto médio e 2,5 cm ou mais para baixo (use 2,5 cm para um bojo 40, 5 cm para um 42, 7,5 cm para um 44 e assim por diante). Marque um ponto a um quarto da linha do busto.

  4. Faça um "X" com os mesmos 2,5 cm ou mais no final da sua linha do busto. Isto marcará o centro da parte de trás da peça.

  5. Conecte as marcas com uma única linha. Você poderá fazer isso com uma linha curvilínea, se quiser.

  6. Meça a partir de sua axila até sua cintura. Desenhe uma linha vertical pontilhada no comprimento de sua medida axila-cintura da segunda marca feita no passo 3 (a marca de 2,5 cm ou mais). Em seguida, desenhe uma linha horizontal ao longo do papel a partir da primeira linha e termine com o "X", que marca o centro de trás da peça.

  7. Meça sua cintura e subtraia 5 cm, em seguida, divida esse número por 2. Marque essa medida 5 cm abaixo da linha pontilhada.

  8. Ligue a extremidade da linha curvilínea (do passo 5) e a marca que acabou de fazer com uma linha reta.

  9. Marque as linhas 1/4, 1/2, e 3/4 de sua linha da cintura.

  10. Ligue os pontos inferiores. Você poderá fazer a parte inferior do seu espartilho reta ou curvilínea. Corte o molde com um par de tesouras e use-o para costurar seu espartilho.

Dicas

  • Certifique-se de que suas medidas sejam precisas medindo-as várias vezes. Certifique-se de que você esteja em pé e esticada. Tenha alguém para medi-la, se possível.
  • Você não tem que fazer suas linhas de ligação da parte superior e inferior curvadas. Seja criativa!

Aviso

  • Lembre-se: esta peça para na cintura!

O que você precisa

  • Molde de papel
  • Lápis ou giz de cera
  • Fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article