Como monitorar a temperatura de sua CPU no Ubuntu

Escrito por jason artman | Traduzido por joao marcos padua filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como monitorar a temperatura de sua CPU no Ubuntu
Processadores mais modernos podem ficar extremamente quentes (A CPU image by Yanir Taflev from Fotolia.com)

Em qualquer computador, a temperatura é uma preocupação constante. O aquecimento é inimigo dos componentes elétricos, causando problemas e falhas com o passar do tempo. Até mesmo em um sistema operacional como o Linux, que é conhecido por ter recursos de sistema mais leves, a atenção quanto à temperatura pode ajudar a entender qual o estado do sistema, além de alertar sobre um possível problema de aquecimento que deva ser resolvido.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Clique no menu "Applications" (aplicações) na parte superior da área de trabalho do Ubuntu. Passe o ponteiro do mouse sobre "Acessories" (acessórios) e então clique em "Terminal" (terminal).

  2. 2

    Digite "su" e pressione "Enter". Será pedido que digite a senha de administrador do seu computador. Digite-a e pressione "Enter" novamente. Sua seção do terminal agora tem permissões de administrador, permitindo que faça a instalação de programas.

  3. 3

    Digite "apt-get install lm-sensors" e pressione "Enter". O Ubuntu lhe mostrará a quantidade de espaço livre em disco necessária para a instalação do programa (782KB). Pressione "Y" para confirmar e então "Enter" novamente.

  4. 4

    Digite "sensors-detect" quando o processo de instalação estiver finalizado e pressione "Enter". O programa começará a escanear cada área de seu computador em busca de sensores térmicos. Pressione "Y" seguido de "Enter" cada vez que o programa perguntar se deve escanear uma parte particular do sistema e pressione mais uma vez "Enter" para ler o sumário quando o processo estiver completo.

  5. 5

    Pressione "Y" e então "Enter" quando o programa perguntar se deseja atualizar as configurações de seu computador automaticamente. Então, reinicie-o.

  6. 6

    Abra a janela do terminal novamente após a reinicialização e use o comando "su" para mais uma vez voltar aos privilégios de administrador.

  7. 7

    Digite "apt-get install sensors-applet" seguido de "Enter". Pressione "Y" para confirmar e então "Enter" novamente.

  8. 8

    Use as teclas direcionais do teclado para marcar "Yes" (sim) ou "No" (não) quando questionado sobre monitorar automaticamente a temperatura do computador sempre que ele for iniciado e então pressione "Enter". Feche a janela do terminal quando o processo estiver concluído.

  9. 9

    Dê um clique com o botão direito em qualquer uma das barras cinzas nas partes superior e inferior da tela e então selecione "Add to Panel" (adicionar ao painel).

  10. 10

    Percorra a lista até encontrar "Hardware Sensors Monitor" e clique nessa opção. Escolha agora o botão "Add" (adicionar).

  11. 11

    Clique em "Close" (fechar). A leitura de temperatura será agora apresentada na parte superior ou inferior de sua tela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível