Conhecimento

Mudanças nos mapas graças às imagens de satélite e à computação

Escrito por tim mcquade | Traduzido por erick vasconcelos
Mudanças nos mapas graças às imagens de satélite e à computação

Satélites aumentam a capacidade dos cientistas criarem mapas topográficos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A topografia é o estudo dos atributos físicos da Terra ou de qualquer outro corpo planetário. Exploradores, pesquisadores e cientistas estudam e traçam as características físicas da Terra há milhares de anos. Com o progresso da tecnologia topográfica, os mapas também ganharam detalhes e profundidade.

Outras pessoas estão lendo

Topografia tradicional

Os métodos topográficos tradicionais consistem em linhas e cores desenhadas à mão em um mapa. Elas representam diferentes características e formações de objetos sejam naturais sejam feitos pelo homem. Um mapa topográfico nesse formato usa anéis de linhas para representar mudanças de altitudes e cores associadas a vários objetos, como o verde para áreas florestais ou marrom para variações topográficas. Esse método é usado há centenas de anos.

Imagens de satélite

Os satélites conferiram muitos avanços à ciência topográfica. Satélites podem mapear o contorno, as características e a altitude de diversos locais com um altímetro a laser. Esses aparelhos conseguem medir o contorno e a altura de uma formação até os detalhes mínimos. Antes dos satélites e de outras tecnologias similares, os exploradores dependiam de tecnologias simples que não davam grande precisão. As imagens a satélite não só fornecem mais detalhes, mas também dão a possibilidade de mapeamento de áreas antes inexploráveis aos cientistas.

Computadores

Em conjunto com as imagens a satélite, os computadores podem ajudar a topografia. Por exemplo, com alguns programas, os pesquisadores conseguem combinar dados de satélites com informações prévias da mesma área. Essa informação conjunta pode formar imagens tridimensionais altamente detalhadas. Computadores também revolucionaram a confecção de mapas topográficos. Por exemplo, esses mapas podem ser desenhados digitalmente, inserindo os dados no computador, em vez de serem desenhados manualmente.

Armazenamento

Outro benefício à topografia oriundo das tecnologias do satélite e do computador é a capacidade de armazenamento de informações. Comparados aos mapas topográficos tradicionais que precisam ser armazenados em locais físicos, uma grande quantidade de mapas pode ser armazenada digitalmente em um ou mais computadores, tornando o acesso mais fácil. Os computadores permitem não só que profissionais usem esses materiais, mas usuários recreativos, como os alpinistas, podem ter acesso mais fácil a eles.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media