Como mudar uma CPU Celeron para um Pentium 4

Escrito por jack gerard | Traduzido por lucas calazans
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como mudar uma CPU Celeron para um Pentium 4
Desde que use o mesmo socket, uma CPU Celeron pode ser atualizada para o Pentium 4 (processor 3 image by BlueMiniu from Fotolia.com)

O processador Celeron, também conhecido como CPU Celeron, foi concebido como um processador de baixo desempenho para ser utilizado em computadores baratos. Alguns recursos, como o multiprocessamento, são desativadas, apresentando também velocidades internas mais lentas e uma quantidade menor de memória interna em comparação com a classe do Pentium. Para aqueles, no entanto, que querem mais potência em seu computador, geralmente é possível atualizar uma CPU Celeron para um processador Pentium 4 (desde que o processador Celeron use o tipo de conexão Socket 478). Ao se fazer a atualização do processador, o dissipador de calor da CPU ou cooler também precisará ser atualizado.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Processador Socket 478 Pentium
  • Cooler compatível com o Pentium 4
  • Pasta térmica
  • Chave de fenda Phillips

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desligue o computador e desconecte o cabo de alimentação. Em seguida, pressione o botão de energia do computador, fazendo com que qualquer energia que ainda possa estar armazenada em componentes do sistema seja descarregada.

  2. 2

    Coloque o computador de lado com o painel do lado esquerdo para cima. Remova os dois parafusos ao longo da borda traseira do painel e, em seguida, deslize o painel para a parte traseira do gabinete do computador para removê-lo.

  3. 3

    Localize o chip Celeron, que deve estar um pouco acima do centro da placa-mãe e à esquerda da memória do computador. Um bloco dissipador de calor de metal ou um cooler de plástico deve estar montado no topo do processador para remover o calor do processador.

  4. 4

    Remova os parafusos que prendem o dissipador de calor, ou cooler. Se você tem um cooler de CPU instalado, retire o cabo de alimentação dos pinos na placa-mãe, que está localizado ao lado do soquete do processador. Retire cuidadosamente o dissipador de calor ou cooler da caixa do computador, dando-lhe acesso à CPU Celeron.

  5. 5

    Levante a alavanca ao lado do soquete do processador para liberar a CPU, cuidadosamente tirando-a do encaixe e colocando-a de lado.

  6. 6

    Coloque a CPU Pentium 4 no soquete da CPU, certificando-se de que você a tenha alinhado corretamente; uma CPU devidamente alinhada deve deslizar sem resistência e se encaixar perfeitamente no socket. Abaixe a alavanca para travar a CPU no lugar.

  7. 7

    Coloque uma pequena gota de pasta térmica no centro da CPU. Recoloque o novo dissipador de calor ou cooler na CPU e coloque-a sobre o processador, permitindo que o peso do dissipador de calor espalhe a pasta térmica entre ele e a CPU.

  8. 8

    Parafuse o dissipador de calor ou cooler — se estiver usando um cooler, conecte o cabo de alimentação aos pinos da CPU na placa-mãe.

  9. 9

    Recoloque o painel do lado esquerdo do gabinete do computador e aperte os parafusos de volta em suas posições originais. Coloque o gabinete do computador na vertical.

  10. 10

    Ligue o computador novamente na tomada e pressione o botão de energia. Quando o computador for inicializado, você poderá ver uma mensagem de erro solicitando a você que altere as configurações do BIOS.

  11. 11

    Pressione a tecla "F2" ou outra tecla especificada na tela inicial do BIOS, a fim de entrar em sua configuração (mesmo se não houver uma mensagem de erro). Se o computador começou a tentar inicializar o sistema operacional, reinicie o computador e tente entrar na configuração do BIOS novamente.

  12. 12

    Ajuste as configurações do processador no BIOS para coincidir com as configurações de seu novo processador Pentium 4 — habilitando recursos como o hiper-processamento, se forem suportados pela nova CPU. Reinicie o computador e permita que o sistema operacional se inicialize.

  13. 13

    Aguarde enquanto o sistema operacional reconhece o novo hardware instalado e instala os drivers necessários para tirar o máximo proveito da nova CPU. Se o seu processador Pentium 4 veio com algum software especializado, você pode agora instalá-lo.

Dicas & Advertências

  • Consulte o manual que veio com seu computador para determinar se a sua placa-mãe possui ou não uma conexão Socket 478.
  • Nem todas as placas-mãe Celeron são capazes de lidar com a atualização a um processador Pentium 4. Ao verificar o manual do computador buscando garantir que existe uma conexão Socket 478, verifique o processador máximo suportado e certifique-se de que o sistema pode lidar com uma CPU Pentium 4.
  • Enquanto o dissipador de calor da CPU do Celeron pode ser utilizado com um processador Pentium 4, é pouco provável que seja capaz de resfriar o processador suficientemente, o que pode resultar em eventuais danos ao novo.
  • Mantenha contato com a parte metálica do gabinete de seu computador enquanto trabalha com componentes internos, pois isso o manterá aterrado, impedindo a descarga estática que pode danificar o hardware do computador.
  • Alguns dissipadores de calor e coolers contêm um elemento de montagem debaixo da placa-mãe, e tentar forçar o dissipador de calor para soltá-lo sem remover este elemento pode causar sérios danos a ela. Se o dissipador de calor não se soltar facilmente uma vez que os parafusos tenham sido removidos, desligue todos os fios e cabos que se conectam à placa-mãe e, em seguida, retire os cinco parafusos que a prendem no lugar. Tire-a do gabinete, remova o elemento de montagem e continue com a instalação do novo processador; substitua, então, o elemento de montagem e recoloque a placa-mãe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível