É necessária a proteção contra ervas daninhas quando se usa cobertura de solo?

Escrito por kim joyce | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É necessária a proteção contra ervas daninhas quando se usa cobertura de solo?
É necessária a proteção contra ervas daninhas quando se usa adubo? (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Muitos paisagistas e profissionais de jardinagem consideram a casca de árvore e outras coberturas de solo como adições decorativas de "aparência natural" à paisagem. Portanto, usar telas de proteção contra ervas daninhas por baixo da cobertura parece totalmente lógico. Entretanto, os jardineiros comprometidos com o desenvolvimento e a manutenção de um solo vivo dinâmico acreditam que a cobertura orgânica é a única proteção contra ervas daninhas de que alguém poderia precisar.

Outras pessoas estão lendo

A cobertura e suas várias funções

Uma razão para utilizar a cobertura de solo é evitar ervas daninhas. Ela faz isso bloqueando a luz do sol e, sem ela, as plantas, raízes ou sementes não podem germinar e crescer. As coberturas inorgânicas incluem as telas de plástico e de tecido. A maioria das coberturas de plástico é revestida com outro material, por razões estéticas, mas também para retardar a decomposição do plástico por exposição à luz.

As coberturas orgânicas incluem casca de árvore, palha, composto e aparas de grama, geralmente aplicadas em camadas de vários centímetros de espessura. Elas precisam ser repostas periodicamente devido à deterioração natural. As coberturas naturais também ajudam a prevenir a erosão, conservar a umidade e "alimentar" o solo, liberando nutrientes através da decomposição. Alguns jardineiros usam camadas grossas de papelão ou de jornal sob outras coberturas orgânicas, de forma a combater as ervas daninhas com mais eficácia e também para enriquecer o solo.

Benefícios da tela de proteção contra ervas daninhas

Não há dúvidas de que a tela de proteção contra ervas daninhas tem seus defensores. Ao contrário das telas de plástico preto, que são impermeáveis, as de tecido permitem um pouco mais de circulação de ar, água e nutrientes no solo, mas bloqueiam a luz e restringem o crescimento, impedindo o aparecimento de ervas daninhas. Alguns paisagistas e jardineiros gostam de usá-las, pois elas podem combater as ervas daninhas sem secar a camada inferior do solo ou matar todos os microrganismos. Além disso, não é necessário adicionar coberturas de casca de árvore ou outras decorações com muita frequência, já que a tela de tecido impede o contato com o solo e retarda a decomposição.

Desvantagens da tela de proteção contra ervas daninhas

Don Engebretson, escritor e designer de jardins em Minnesota, argumenta que a tela de proteção contra ervas daninhas é completamente inútil. É traiçoeiro, diz ele, como ela se tornou popular: "O que começou há anos atrás como uma tela - projetada para o uso vertical em paredes rochosas a fim de evitar a erosão do solo através da parede - evoluiu para produtos de 'proteção contra ervas daninhas', que incentivam os proprietários a utilizá-los antes do plantio de árvores, arbustos e até mesmo plantas perenes ". Esses produtos são supérfluos, escreve Engebretson, e prejudicam o solo ao limitar a absorção de umidade, oxigênio e nutrientes. Uma camada espessa de cobertura orgânica também é capaz de impedir o surgimento de ervas daninhas e requer muito pouco tempo e dinheiro para ser reposta quando for necessário.

Como decidir

Até mesmo os defensores da tela contra ervas daninhas admitem que ela tem limitações, especialmente quando você adiciona alguns centímetros de cobertura para o solo por cima dela para obter uma aparência natural. As sementes de ervas daninhas costumam ficar presas no material da superfície e germinar acima da tela de proteção, o que acaba inutilizando-a. Às vezes, as raízes de uma planta ou arbusto também começam a crescer sobre a tela, e não por baixo dela, ou ficam irremediavelmente emaranhadas, danificando as plantas que você pretendia cultivar. Mas há alguns usos muito bons para a tela de proteção, incluindo sob estradas com cascalho ou pavimentos permeáveis em quintais, a fim de evitar o crescimento de ervas daninhas e estabilizar a superfície. Se você quiser usá-la em leitos de paisagismo, fica a seu critério.

Prevenção de ervas daninhas

Além de adicionar cobertura de solo - seja orgânica ou inorgânica, como a tela de proteção do solo - impeça que as ervas daninhas surjam, assegurando-se que você não as introduza ao solo com adubos inadequados. Retire também as ervas daninhas anuais e perenes assim que as notar, puxando pelas raízes, antes que produzam sementes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível