O que são os objetos ocultos no Avira

Escrito por ken white | Traduzido por felipe rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são os objetos ocultos no Avira
O Avira Anti-Virus tem uma varredura direcionada para rootkits e outros objetos escondidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O sistema operacional Windows esconde arquivos, pastas, processos e entradas de registro para que você não os exclua acidentalmente e deixe seu computador inoperante. O rootkits, uma forma de malware, imitam essa função, escondendo arquivos e processos para tornar a detecção mais difícil. O Avira AntiVirus inclui uma ferramenta e um programa anti-rootkit para detectar arquivos ocultos.

Outras pessoas estão lendo

Rootkits

De todos os malwares que podem afetar seu computador, os rootkits são os mais insidiosos. Os programas de rootkit são executados no nível de raiz, ou administrador do sistema operacional Windows. Com permissões de administrador, eles podem esconder todos os arquivos associados ao programa rootkit, bem como quaisquer processos ou entradas de registro gerados por ele. Os rootkits também podem criar conexões de rede ocultas para baixar arquivos adicionais, fazer upload de seus arquivos pessoais e outras informações para a Internet. Eles também usam o computador para enviar e-mails de spam.

Outros objetos escondidos

Nem todos os objetos ocultos que o Avira detecta são rootkits. Além dos arquivos de sistema que o Windows esconde, alguns programas que são executados com permissões de administrador criam arquivos ocultos, entradas de registro e processos como parte de sua função. Por exemplo, o software Sony-BMG Extended Copy Protection usa arquivos e processos para proteger arquivos de música de serem copiados. Esse programa esconde os arquivos para que eles não possam ser desabilitados ou apagados. Os softwares de anti-vírus como o Norton e o Kaspersky também escondem os arquivos normais de exames anti-vírus, imitando um rootkit.

Exames Avira

O Avira Anti-Virus permite que você faça uma checagem completa do sistema. Ele verifica a existência de arquivos ocultos, bem como outros tipos de malware. O Avira também inclui uma varredura direcionada, especificamente concebida para detectar rootkits e outros malwares ativos. O "Scan for Rootkits and Active Malware" (Exame para rootkits e malwares ativos) está na janela System Scanner (Examinador de sistema) do painel "PC Protection" (Proteção do PC). Ele permite que você escolha a unidade ou as unidades a serem verificadas. A ferramenta faz a varredura de arquivos, processos e registro. O Scan relata os arquivos ocultos, processos e entradas de registro -- funcionando e permitindo que você repare, coloque em quarentena, exclua, renomeie ou ignore os arquivos ocultos encontrados.

Ferramenta anti-rootkit

O Avira também tem uma ferramenta anti-Rootkit gratuita que você pode baixar a partir do site de suporte em avira.com. A ferramenta verifica a existência de arquivos ocultos, processos e entradas de registro que estejam ativos no seu computador. Ela não vai detectar arquivos ocultos que não estejam sendo executados. Por esse motivo, a ferramenta é mais utilizada em conjunto com uma análise completa do sistema ou análise específica que detecta todos os arquivos ocultos. Você pode procurar por todos os objetos escondidos ativos com a ferramenta anti-Rootkit ou examinar apenas por arquivos ocultos, processos ou entradas do registro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível