Como Fazer Óleo de coco Caseiro

Escrito por traci joy Google
Como Fazer Óleo de coco Caseiro

www.flickr.com, www.central-america-forums.com

O óleo de côco possui muitas utilidades, e não apenas na cozinha. Além de adicionar sabor aos alimentos e saladas, o óleo de côco também é utilizado para tratar de pele e couro cabeludo ressecados, de refluxo ácido, como base para sopas, e é usado até mesmo para auxiliar na perda de peso. Óleo de côco puro pode ser caro, mas se você tiver disposição para um desafio divertido, você pode tentar fazer o seu próprio óleo em casa. Com um côco, alguns instrumentos simples e um liquidificador, você pode produzir um pouco de óleo de côco para utilizar como quiser. A melhor parte é que você sabe que ele é puro, sem aditivos, já que foi você quem fez.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Côco
  • Liquidificador
  • Faca ou cinzel
  • 3 camadas de gaze de algodão
  • Recipiente com tampa
  • Garrafa de 2 litros vazia
  • Jarra com tampa

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Retire o máximo que puder da casca do coco com uma faca grande. Isto facilitará bastante o corte do coco pela metade.

  2. 2

    Corte o seu côco pela metade com uma faca grande, e extraia a água, colocando-a em uma jarra separada.

  3. 3

    Retire a carne da casca do côco, utilizando um cinzel ou uma faca. Se você estiver utilizando um liquidificador, corte a carne do coco em pedaços pequenos.

  4. 4

    Coloque os pedaços em um liquidificador e adicione água. Se você tem 2 xícaras de pedaços de coco, adicione 3 xícaras de água. Ligue o liquidificador em uma função tipo “Cortar”, para quebrar os pedaços ainda mais. Quando esta função não causar mais atrito, mude para a função “Misturar”. Misture por 2 a 3 minutos, ou até o côco ficar com uma consistência suave e cremosa.

  5. 5

    Organize 3 camadas de gaze de algodão, uma sobre a outra. Coloque a gaze de algodão até o topo de uma tigela grande.

  6. 6

    Despeje a mistura de côco, uma xícara por vez, nas gazes de algodão. Junte as gazes de algodão em volta da mistura, e extraia o leite de côco da gaze. Torça a gaze o mais forte que puder, para obter o máximo de leite que puder. (Descarte os flocos de côco ou guarde-os para um prato de comida.) Continue este processo até você extrair todo o leite de côco que puder da mistura de côco.

  7. 7

    Despeje o leite de coco em um recipiente com uma tampa, e mantenha-o em um local escuro. O leite deve fermentar por 48 horas.

  8. 8

    Agora, despeje o leite de côco em uma garrafa de 2 litros vazia. Guarde-a em uma área aquecida com temperatura o mais próximo possível dos 24°C. Aguarde de 6 a 8 horas para que o óleo se separe naturalmente do leite.

  9. 9

    Coloque a garrafa com o óleo e o leite na geladeira por 3 horas. Após 3 horas, quando o óleo tiver solidificado, remova a garrafa e corte seu topo bem acima da linha do óleo. Isto lhe dará acesso livre para retirar o óleo solidificado com uma colher.

  10. 10

    Coloque o óleo solidificado em uma jarra com uma tampa, e deixe-o descansando em temperatura ambiente, para que vire líquido mais uma vez. Utilize-o como desejar.

Dicas & Advertências

  • Já que este é um processo longo, faça uma quantidade maior de óleo de coco, utilizando vários côcos de uma vez. Sempre procure o côco mais maduro, pois ele produz óleo de melhor qualidade.
  • Você deve aquecer seu leite de côco para provocar a separação do óleo, não aqueça o óleo em temperatura acima de 24 graus Celsius por 10 minutos, pois isto prejudicará os benefícios nutricionais do óleo de côco.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media