Como operar uma bomba e filtro de piscina

Escrito por kyrana jones | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como operar uma bomba e filtro de piscina
Operando a bomba e filtro da piscina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O sistema de filtro e bomba ligado a uma piscina é a primeira linha de defesa para manter a água limpa. Sem ele, a piscina logo ficaria inutilizável. Para operar um sistema de filtro e bomba apropriadamente, você precisa saber um pouco sobre sua instalação e uso. A bomba é o coração do sistema, pois uma vez que a gravidade leva água até ela, a bomba empurra essa água para o filtro e, eventualmente, manda de volta para a piscina. Aqui está o que você precisa saber.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Sistema de filtro e bomba instalado em sua piscina

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Coloque o sistema próximo ao escumador, de forma que todas as conexões possam ser feitas. Considere colocar o sistema em um local elevado, apoiando-o em um grupo de blocos, para evitar danos ocasionados por inundações em dias de chuva. Nunca instale o sistema abaixo da plataforma ou em um local inacessível, pois isso irá aumentar a dificuldade da manutenção. Um bom planejamento irá levá-lo a instalar conexões de união ou válvulas nas seções de sucção e saída da bomba. Isso permitirá que você pare o fluxo de água para dar manutenção ou desconectar o sistema quando precisar guardá-lo durante o inverno. Sempre use fita de teflon em conexões de plástico, e aperte-as bem.

  2. 2

    Se você possuir uma piscina redonda, com 7,20 metros de diâmetro, tenha uma bomba de pelo menos 1-cv. Qualquer piscina maior necessita de uma bomba de 1,5 cv. No topo do filtro de areia existe uma válvula mutiporta que pode parecer intimidante se você não souber para que serve cada configuração. Comece pela configuração do filtro, que será a mais usada. A bomba empurra a água no leito de areia, que prende partículas estranhas antes de devolver a água limpa para a piscina. Toda vez que você for mudar a configuração da válvula, desligue a energia antes, mude a configuração e depois ligue a energia novamente. Isso irá evitar danos à gaxeta dentro da válvula. Sua função é manter os compartimentos internos separados, de forma que a areia fique no tanque de filtração e não vá para a piscina.

  3. 3

    A retrolavagem é a configuração usada quando o monitor de pressão fica entre 34 e 55 kPa, que é maior que o usual. A pressão cresce porque fica mais difícil para a água passar através dos poros da areia, devido às partículas presas neles. A retrolavagem inverte o sentido do fluxo no filtro, de forma que agora a água puxe todas as partículas presas na areia e limpe o filtro. Há uma janela de vidro na válvula que indica a cor do fluxo de água através do filtro. Faça a retrolavagem até que a água no vidro fique clara, e depois desligue a bomba. Esse procedimento retira muita água da piscina, então fique atento e interrompa-o assim que a água estiver limpa.

  4. 4

    Duas configurações pouco usadas são o recircular e o inverno/fechado. O recircular é como um ciclo fechado entre a água da piscina e a válvula. A água nunca passa pelo filtro de areia. Use essa configuração quando for misturar na piscina produtos químicos que não requerem filtragem imediata. O inverno/fechado para todo o fluxo de água na válvula.

  5. 5

    O enxágue é a configuração usada imediatamente após a retrolavagem. Ele recoloca a areia em seu leito e limpa todo o filtro novamente. Sem usar o enxágue, a areia solta irá migrar até a piscina quando a filtragem começar.

  6. 6

    O descarte é a configuração usada para limpar a piscina de grandes detritos. Caso você encontre grandes quantidades de folhas no fundo da piscina, sugue-os para fora da piscina sem levá-los para o filtro. Isso irá evitar o entupimento do escumador e da bomba. Da mesma forma que na retrolavagem, a água sairá em uma grande velocidade. Quando acabar a limpeza, pare o processo imediatamente.

  7. 7

    Essas configurações da válvula são suficientes para lidar com qualquer problema que o proprietário possa encontrar. O senso comum vai dizer qual usar e quando agora que você já sabe para que cada um serve.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível