Em que ordem as crianças perdem os dentes de leite?

Escrito por contributing writer | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Em que ordem as crianças perdem os dentes de leite?
Trinta e dois dentes permanentes tomam o lugar dos 20 dentes de leite (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

As crianças geralmente perdem seus dentes de leite, ou dentes primários, na mesma ordem em que eles nascem. Existem 20 dentes de leite que caem e são substituídos pelos 32 dentes permanentes. As meninas normalmente trocam a dentição antes dos meninos e o processo pode levar mais de duas décadas para se completar.

Outras pessoas estão lendo

Ordem da perda dos dentes

A ordem em que os dentes caem é a mesma para a maioria das crianças. Os dois da frente inferiores caem primeiro, seguidos pelos dois da frente superiores. Depois deles, os incisivos superiores ao lado dos dentes da frente caem e, então, os inferiores. Os molares superiores são os próximos, seguidos dos inferiores. Em seguida caem os caninos superiores, que ficam entre entre os incisivos e os molares, seguidos pelos inferiores. Finalmente, as crianças perdem o segundo conjunto de molares inferiores, seguidos pelos superiores.

Em que ordem as crianças perdem os dentes de leite?
Garotinha sem os dentes da frente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Como os dentes caem

O processo de troca dos dentes de leite tipicamente começa por volta dos seis anos de idade. Uma vez que os dentes permanentes estejam quase formados nas gengivas, a pressão do novo dente dissolve a raiz do dente de leite. As raízes servem como a peça que segura os dentes nas gengivas e, sem elas, o dente cai. Quanto mais cedo os dentes de leite nascem, mas cedo eles caem.

Em que ordem as crianças perdem os dentes de leite?
Meninas no parquinho (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Cáries e perda dos dentes

Como o esmalte dos dentes de leite é mais macio e fino do que o dos dentes permanentes, eles podem cariar muito rapidamente. Algumas vezes, as cáries estão presentes assim que os dentes de leite nascem. Fluídos açucarados como leite e suco podem grudar no dente e causar a cárie. Isso ocorre comumente quando os bebês são colocados para dormir mamando na mamadeira. Se o dente cariar e cair muito cedo, os dentes próximos a ele podem ficar tortos e sobrepostos ao dente permanente.

Em que ordem as crianças perdem os dentes de leite?
Bebê com mamadeira (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Correlação entre os dentes permanentes e os de leite

Se os dentes de leite estiverem na posição correta, os permanentes nascerão corretamente. No entanto, se eles estiverem muito próximos uns aos outros, os primeiros molares podem vir muito pra frente, causando sobreposição dos dentes permanentes.

Em que ordem as crianças perdem os dentes de leite?
Garotinha sorrindo (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Cuidado dental

Quando as crianças começam a perder os dentes de leite, é um bom momento para reforçar bons hábitos dentais. Elas devem começar a escovar os dentes duas vezes por dia e passar o fio dental de noite. Os pais devem começar a diminuir a quantidade de doces e líquidos adocicados que as crianças consomem e levá-las ao dentista regularmente. Esse é um marco na vida das crianças e é um ótimo momento para ensiná-las a ter orgulhos dos dentes "de gente grande".

Em que ordem as crianças perdem os dentes de leite?
Criança no dentista (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível