Qual a origem da boneca Kewpie?

Escrito por tracy morris | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a origem da boneca Kewpie?
Até pouco tempo atrás, bonecas Kewpie nem sempre foram as bonecas de plástico tão conhecidas (Illustration by Rose O'Neil. Released to public domain due to age.)

Em histórias clássicas de 1900, um menino poderia provar que gostava de uma garota ganhando um boneca Kewpie para ela na feirinha da cidade. Apesar dessas bonecas pequenas e gordinhas com mechinhas de cabelo serem sinônimo de premiações em feiras, elas se tornaram parte da nostalgia norte-americana. Bonecas Kewpie de porcelana e biscuit originais são altamente colecionáveis hoje em dia.

Outras pessoas estão lendo

Criador

A imagem para as bonecas foram criadas por uma ilustradora chamada Rosie O'Neil. Ela foi a ilustradora de muitas revistas famosas de seu tempo, incluindo Colliers, Life e Ladies Home Journal. Ela também foi a primeira ilustradora mulher a trabalhar para a revista Puck. Além disso, também foi uma artista famosa antes da criação da Kewpie, tendo exibido seus trabalhos em Paris e escrito e ilustrado seu próprio romance, The Loves of Edwy (Os Amores de Edwy, em tradução livre). O'Neil criou a ilustração da boneca Kewpie para o Ladies Home Journal.

Criação

O'Neil criou as Kewpies para a edição de natal de 1909 de Ladies Home Journal. Elas eram pequenas, angelicais, lembravam querubins e tinham um topete. O nome Kewpie é uma variação da palavra querubim cupido, em inglês, "cupid". As Kewpies se tornaram um fenômeno e apareceram em páginas das revistas como Women’s Home Companion e Good Housekeeping, como também em cartões e livros de contos. Por um tempo, elas até apareceram em uma tirinha chamada "Dotty Darling and the Kewpies".

Bonecas de papel

Em 1912, a Women’s Home Companion começou a imprimir bonecas de papel nas páginas da revista. Essas bonecas eram chamadas de Kutouts. Elas eram incomuns para as bonecas de papel da época porque eram impressas em ambos os lados, frente e verso. Como eram muito populares, é raro encontrar uma em boas condições hoje. Por isso esses itens se tornaram altamente colecionáveis também.

Bonecas de porcelana

As crianças que adoravam as bonecas Kewpie de papel e ilustrações das revistas e livros pediram que uma boneca fosse criaca. O'Neil consentiu, incumbindo o escultor Joseph L. Kallas para trazer sua criação para o mundo em proporções tridimensionais. Ela ficou tão satisfeita com o resultado que deu a Kallas os direitos exclusivos para a marca das bonecas. A primeira foi feita em 1913 por uma empresa alemã. Essas primeiras bonecas foram feitas em porcelana ou biscuit.

Bonecas posteriores

Conforme o tempo passou, bonecas mais baratas de celuloide ou de outros materiais foram feitas. Uma versão macia da boneca, chamada de Kewpie Kuddle foi criada em 1925. Em 1949, a primeira versão de plástico foi criada. Essas bonecas não eram caras, variando entre 60 e 90 cents (R$ 1 e R$ 2, aproximadamente). Por causa disso, elas eram frequentemente dadas como prêmios. Esse era um costume tão frequente que as bonecas Kewpie foram inclusas na cápsula do tempo da Feira Mundial de 1939.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível