Padrões disponíveis de valores de resistores

Escrito por carlos mano | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Padrões disponíveis de valores de resistores
Resistores são fáceis de se reconhecer através das faixas de cores (Comstock/Comstock/Getty Images)

Resistores possuem uma função: resistir ao fluxo de corrente. A oposição que um resistor oferece ao fluxo de corrente é medida em ohms. Um resistor de um ohm permitirá que um ampère corra pelo circuito quando for aplicada uma tensão de um volt. A maioria das aplicações possuem resistores de milhares de ohms, ou kilohms, e correntes que são medidas em milésimos de ampères, ou miliampères.

Outras pessoas estão lendo

Valores de resistores

Os valores de resistores são marcados com faixas coloridas. O código de cores é: preto para 0; marrom para 1; vermelho para 2; laranja para 3; amarelo para 4; verde para 5; azul para 6; violeta para 7; cinza para 8; e branco para 9. Existem vários códigos de cores diferentes, mas o padrão possui 4 faixas. Essas faixas ficam mais perto de uma das extremidades do componente do que da outra, e para ler o código, deve-se segurar essa ponta na esquerda. As duas primeiras faixas são lidas como dois dígitos, mas a terceira é um multiplicador. Por exemplo, se forem laranja-laranja-laranja, o valor é 33.000 ohms.

Tolerância

A quarta faixa em um resistor padrão indica a tolerância do valor do código. Vermelho indica 2%, dourado 5%, prata 10% e a ausência dela indica 20%. Para a maioria das aplicações, o valor de um resistor pode variar um pouco e ainda funcionar adequadamente. Para valores extremamente baixos, as primeiras duas faixas são a mesma, mas a terceira é de um tipo diferente de multiplicador. Dourado indica multiplicação por 0,1 e prata por 0,01. A quarta faixa possui o mesmo significado. Nesse código, verde-azul-prata indica 56 x 0,01 = 0,56 ohms.

Valores padrão disponíveis

Os fornecedores de componentes eletrônicos não fabricam resistores de todos os valores possíveis. Existem vários tipos de "séries" de valores diferentes, mas a E12 é a mais comum. O 12 significa que são selecionados 12 valores de cada dezena, ou múltiplo de dez. Isso significa que existe, aproximadamente, uma diferença de 10% entre dois valores adjacentes, o que é uma tolerância normal. Na dezena do 100, os valores fabricados são 100, 120, 150, 180, 220, 270, 330, 390, 470, 560, 680 e 820 ohms.

Valores especiais

A E12 não é a única série disponível. Os resistores também existem na série E24, com 24 valores em cada dezena. Isso significa que a maioria dos valores possui uma diferença menor que 5%. Também existe a série E48, com 48 valores em cada dezena, ou seja, menos de 2% de diferença entre cada um. A série E96 apresenta diferença menor que 1% entre seus componentes. Finalmente, existe a série E192, com 192 resistores diferentes em cada dezena, com diferença menor que 1%. Apenas algumas empresas fabricam as séries mais altas. Você pode esperar um prêmio para cada passo em frente na série E.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível