×
Loading ...

O papel das freiras durante a Idade Média

A sociedade medieval era dividida em três grupos distintos: a nobreza, o clero e os camponeses. Os homens do clero eram chamados de monges e as mulheres de freiras. A função do clero era agradar a Deus através de práticas religiosas e serviços à comunidade. As freiras passavam tempo na igreja, na comunidade e dedicavam muitas horas do dia à oração solitária.

As freiras trabalhavam duro na igreja e na comunidade (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Culto

A principal função das freiras nas comunidades medievais era servir a Deus. Elas acordavam à meia-noite para a primeira missa do dia, chamada de "Matinas". De acordo com a Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, as freiras chegavam a recitar até 50 salmos, de memória, durante essas cerimônias. Missas e momentos de oração eram realizados várias vezes por dia. Depois das Matinas, vinham Laudes, Prima, Terça, Sexta, Noa, Vésperas e Completas, sendo que essa última era realizada à noite. O "Livro das Horas" era o principal livro de orações e era dividido em oito seções específicas para cada cerimônia. As freiras recitavam as orações desse livro durante as cerimônias religiosas, além dos hinos e salmos.

Loading...

Serviço à comunidade

As freiras eram benfeitoras nas comunidades medievais em que moravam. Cada uma tinha uma ocupação diferente, através da qual poderiam servir à comunidade. A esmoleira era a freira responsável por dar esmolas aos pobres e pelos cuidados médicos aos doentes. As freiras ajudavam até os leprosos, que eram considerados párias na sociedade medieval. A sacristã era responsável por manter os registros em ordem e cuidar da manutenção do prédio. Outras freiras cuidavam da educação em orfanatos para meninos e, às vezes, para meninas. Havia uma freira responsável por cuidar da enfermaria da abadia, sendo chamada de enfermeira. As freiras elegiam uma madre-abadessa para ser a líder da abadia e ela permanecia nessa posição até o fim da vida.

Escrita e estudos

Na sociedade medieval, era raro que as mulheres pudessem receber uma educação. As freiras, entretanto, eram educadas por suas ordens religiosas e muitas eram escritoras prodigiosas. Cristina de Pisano, por exemplo, foi uma escritora prolífica e é considerada uma das precursoras do feminismo. Hildegarda de Bingen, outra freira que viveu na Idade Média, foi compositora de música litúrgica e uma grande teóloga.

Tarefas

Cada freira tinha que realizar tarefas para se manter e também para garantir o funcionamento da abadia. Elas plantavam o próprio alimento e costuravam as próprias roupas. Algumas ordens religiosas de freiras e monges chegaram a acumular fortunas com o trabalho dos seus membros. Os monges cistercienses da Abadia de Fountains em Yorkshire, na Inglaterra, por exemplo, ficaram ricos vendendo lã e corantes resultantes do seu trabalho como pastores de ovelhas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...