×
Loading ...

Como parar de usar drogas

Largar as drogas pode ser uma tarefa extremamente difícil e levar muito tempo. A vida de um viciado em drogas traz muito sofrimento não só para o indivíduo dependente químico, mas também para todas as pessoas ao redor. O primeiro passo para combater o vício e a dependência é assumir que existe o problema. Em muitos casos, a ajuda de clínicas de reabilitação é indispensável. Tudo depende do estágio de dependência e do tipo de droga. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo no combate as drogas.

Instruções

O primeiro passo para combater o vício e a dependência é assumir que existe o problema (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Para se afastar definitivamente das drogas, o primeiro passo é reconhecer o problema e ter o desejo e a força de vontade para viver sem as substâncias que fazem mal. A decisão pessoal é fundamental no árduo caminho da reabilitação.

    Loading...
  2. Grande parte da reabilitação ocorre quando se procura ajuda externa. Raros usuários conseguem parar um vício sem ajuda. Por isso, procure grupos de apoio e participe das reuniões, exponha seu problema para quem pode ajudar. Grupos como o Viva Sem Drogas e o A.A. (Alcoólicos Anônimos) são responsáveis pela reabilitação de milhares de pessoas. No caso do A.A., há programas para combate de diversas substâncias, não apenas o álcool.

  3. Tenha paciência. O processo de reabilitação pode durar muito tempo. Ninguém consegue tratar de uma dependência química do dia para a noite. Portanto, saiba que os resultados devem ser obtidos em uma estratégia de longo prazo.

  4. É fundamental afastar influências negativas perto de você. Isso porque é muito fácil para um ex-dependente cair em tentação e utilizar novamente a substância indesejada. Se for necessário, afaste certos amigos e pare de frequentar ambientes onde há drogas à disposição.

  5. Quando estiver afastado de uma substância por muito tempo, é natural desenvolver crises de abstinência. Para combater a fissura das drogas, procure atividades positivas que preencham sua mente e alimentem seu corpo. Uma boa dica é aprender um instrumento musical e praticar esportes. Atividades como yoga também ajudam a ocupar a mente.

  6. Faça uma lista de coisas que você gostava de fazer, antes de ficar viciado em drogas. Então, volte a fazer tudo o que o fazia feliz, como passear em parques, viajar, ir mais ao cinema etc.

  7. Outra estratégia para combater a dependência do corpo em drogas é passar a ter uma vida mais saudável. Beba mais água, durma pelo menos 8 horas por dia e tenha uma alimentação balanceada. Cuidar do corpo ajuda e afastar a fissura da falta de drogas.

  8. Esses foram apenas alguns passos que podem ajudá-lo a ficar longe das drogas. O fundamental é manter em mente a força de vontade de parar de usar drogas. Saiba que muitas pessoas também estão passando pelo mesmo problema e que há solução. Além disso, é preciso procurar ajuda profissional assim que possível, já que esse é um problema que raramente é resolvido apenas com força de vontade.

Loading...

Dicas

  • Seja honesto com você mesmo e com as pessoas que estão ao seu redor. As chances de reabilitação são maiores se conseguir jogar limpo com você mesmo e com os outros.

Aviso

  • Detectar a dependência de drogas cedo ajuda no tratamento, considerando que, quanto mais tempo estamos dependentes de uma substância, mais difícil é largá-la.

O que você precisa

  • Paciência
  • Entrar em contato com grupos de apoio e/ou clínicas de reabilitação
  • Ajuda profissional
  • Prática de esportes
  • Beber bastante água
  • Alimentação saudável
  • Leitura e atividades mentais para focar a mente

Referências

Loading ...
Loading ...