Mais
×

Como parar de tossir devido à radio e quimioterapia para o câncer de pulmão

Atualizada April 17, 2017

De acordo com a informação do site de medicina "Medine Plus", o câncer de pulmão pode causar uma série de sintomas desagradáveis, como falta de ar, problemas para engolir, dores localizadas no peito e tosses crônicas e persistentes. Tratar esse problemas é uma necessidade para melhorar a qualidade de vida de indivíduos que sofrem dessa doença, e existem várias formas de manter a tosse crônica sob controle.

Instruções

Cigarros causam câncer de pulmão (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Consulte seu médico sobre a possibilidade de usar medicamentos controlados para ajudar a solucionar uma tosse crônica a partir de tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia. Alguns medicamentos que são comumente prescritos para esse fim incluem analgésicos como codeína e morfina. Essas drogas podem ser administradas oralmente -- em pílulas ou líquidos -- ou via injeções.

  2. Converse com seu médico ou faça sua própria pesquisa para determinar os possíveis efeitos colaterais do medicamento escolhido. Alguns deles, como a morfina, correm o risco de serem viciantes, além de outros efeitos indesejados, como confusões e redução da habilidade cognitiva.

  3. Pese os benefícios do tratamento contra seus efeitos colaterais para determinar se é uma opção viável para você. Enquanto alguns pacientes estão dispostos a ir muito longe para remover seus sintomas cancerosos, outros não querem arriscar uma debilidade mental ou um vício físico apenas para eliminar a tosse. Decida o que é mais importante, consulte seu médico para determinar se existem outros medicamentos que não irão sujeitá-lo aos efeitos colaterais indesejáveis.

  4. Considere tratamentos que não sejam à base de medicamentos como exercícios de respiração voltados para lidar com a tosse associada ao câncer de pulmão. Aprender e dominar exercícios de respiração profunda com a ajuda de seu médico ou um fisioterapeuta qualificado pode ajudar a aliviar um pouco da sua tosse sem a possibilidade de efeitos colaterais, ou o custo dos remédios prescritos.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article