Mais
×

Como fazer uma parede com efeito marmorizado usando uma pena

Fazendo veios com uma pena entre as camadas de base e o esmalte final, você pode criar um efeito marmorizado em uma parede. Estude o mármore verdadeiro para entender como os veios mais escuros se sobrepõem ao mármore translúcido para criar tons suaves. Os veios mais claros costumam ser mais dramáticos e são mais contrastantes do que os escuros. Os veios do mármore natural podem ser translúcidos ou opacos, claros ou escuros, e uma mesma pedra pode ter uma combinação de todos esses.

Instruções

Faça uma textura interessante de uma maneira inusitada (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

    Veios escuros

  1. Prepare a superfície aplicando a base e pintando camadas com a cor desejada. Para obter as variações de cor, aplique esmalte escuro com tecido ou plástico sobre uma camada de base clara.

  2. Com uma pena, trace veios escuros. Mergulhe a pena no tom mais escuro do esmalte, remova o excesso de tinta e use a ponta para delinear as seções mais escuras da camada de base. Desenhe os veios das áreas mais escuras para as mais claras. Incline a pena enquanto pinta para fazer seções mais amplas de cor escura.

    O mármore natural apresenta veios escuros (old marble texture image by javarman from Fotolia.com)
  3. Passe um pincel macio e seco na tinta ainda fresca para dar um acabamento despojado e criar uma ilusão de camadas. Deixe alguns veios bem definidos, já que os veios da superfície aparecem naturalmente. Espalhe a tinta para criar um efeito sombreado sutil.

    Veios claros

  1. Prepare a superfície aplicando a base e pintando camadas com a cor desejada. Crie variações de cor aplicando esmalte escuro sobre uma camada clara de base. Tenha em mente que você estará criando os veios com a camada clara.

  2. Use a base clara para criar os veios claros, que são mais dramáticos, uma vez que as cores mais escuras não se misturam tão facilmente com as claras. Cores mais claras e translúcidas permitem que os tons mais escuros venham à tona mais facilmente.

  3. Passe o pincel, mas não da mesma maneira que você passou para criar os veios mais escuros. As pedras naturais de cores mais escuras não permitem a profundidade e a variação de cores que se vê através de cores mais claras.

    Veios claros podem ser dramáticos (texture_marble_red image by Sergey Galushko from Fotolia.com)

Dicas

  • Comece em uma área pequena e pratique. Não seja excessivamente crítico com o seu trabalho, afinal, você está querendo recriar algo que é considerado um defeito do mármore.
  • Penas de peru funcionam bem. Use uma pena da asa com uma ponta e com um eixo descentralizado para pintar os veios. Essas penas proporcionam, ao mesmo tempo, uma superfície de pintura mais estreita e outra mais ampla, e é fácil virá-las.
  • Penas de peru com um lado mais largo podem ser utilizadas em vez do pincel seco.

O que você precisa

  • Pena
  • Tinta
  • Pincel macio e seco
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article