on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Partes típicas de uma sinfonia

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma sinfonia é uma longa composição para orquestra, geralmente com três ou quatro movimentos ou seções que diferem em grande estilo, humor, tempo e ritmo. As sinfonias tornaram-se populares na Europa durante o século 17. Elas eram, muitas vezes, divididas em três movimentos, que consistiam de um primeiro movimento rápido, um lento e um último rápido. No entanto, desde o final do século 18, a sinfonia em quatro movimentos tornou-se a forma típica. O compositor austríaco Franz Joseph Haydn, que compôs mais de 100 sinfonias, é considerado o pai da sinfonia em quatro movimentos.

Partes típicas de uma sinfonia (Comstock/Comstock/Getty Images)

Primeiro movimento

O primeiro movimento de uma sinfonia é, muitas vezes, um allegro ou sonata de abertura. Um allegro, que é "alegre" em italiano, é uma peça rápida, viva e brilhante da música. Em teoria musical, um allegro pode variar em estilo. Por exemplo, um Allegro agitato e um Allegro con molto spirito soam completamente diferentes de um Allegro tranquillo, que é mais lento. A Sinfonia No. 5 em Dó Menor de Beethoven começa com um Allegro con brio, que significa "com vigor". Este primeiro movimento é considerado uma das peças mais famosas e executadas da música clássica.

Loading...

Segundo movimento

O segundo movimento de uma sinfonia é mais lento do que o primeiro. Muitas vezes, é um adagio, que é "lentamente" em italiano, ou um andante, que significa literalmente "se movendo em ritmo de passeio". O segundo movimento da Sinfonia No. 5 de Beethoven é um Andante con moto, que significa "com movimento e certa rapidez". Na Sinfonia No. 2 de Brahms, o segundo movimento é um Adagio non troppo, que é realizado de forma mais moderada do que um Adagio molto, por exemplo.

Terceiro movimento

Em uma sinfonia, o terceiro movimento, muitas vezes, consiste em um allegro ou scherzo principal, que é uma peça de movimentos rápidos; uma seção de trio, que é uma composição de três instrumentos ou vozes; um retorno do scherzo; e uma coda, que é italiano para "cauda" e representa simplesmente o fim do terceiro movimento. Na Sinfonia No. 94 de Haydn, também conhecida como Surprise Symphony, o terceiro movimento tem um Allegro molto, que significa "muito rápido", enquanto o terceiro movimento da Sinfonia No. 5 de Beethoven contém um scherzo.

Quarto movimento

O movimento final ou quarto movimento de uma sinfonia é, geralmente, um allegro. O final é geralmente tocado de forma triunfante e emocionante. Em alguns casos, como no da Sinfonia No. 5 de Beethoven, ele começa imediatamente após o terceiro movimento, sem interrupção. Kettledrums, também chamados de tímpanos, são instrumentos de percussão muito presentes no quarto movimento de uma sinfonia, incluindo a famosa Sinfonia No. 94 de Haydn, que tem um final rítmico e energético.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...