Como passar variáveis do PHP para o Flash

Escrito por mark stansberry | Traduzido por guilherme vieira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como passar variáveis do PHP para o Flash
Use ActionScript 3 para acessar informações armazenadas num arquivo PHP (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Em muitos projetos que usam o Flash, os desenvolvedores precisam que seus usuários acessem variáveis calculadas e armazenadas em arquivos PHP no servidor. Por exemplo, no projeto de um jogo, o programa em Flash pode necessitar acessar uma versão específica do jogo armazenada em um arquivo PHP. Recuperar variáveis de um arquivo em PHP (o que também é conhecido como "passar variáveis de um arquivo PHP") para o Flash requer que você escreva código em ActionScript 3 (AS3), a linguagem de programação usada no Flash, e saber como formatar variáveis do AS3 em um arquivo PHP.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Serviço de hospedagem com suporte a PHP
  • Adobe Flash Professional: versão CS3, CS4 ou CS5
  • Editor de textos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Crie um arquivo de texto no editor e salve-o com o nome "phpVariableFile.php". Digite nele o código abaixo para criar duas variáveis do PHP, "themessage" e "theother", e armazenar nelas textos diferentes. use a função "print" do PHP para atribuir os valores das variáveis em PHP em variáveis do AS3, com o formato de variáveis MIME.

    <?php

    $themessage = "First Message"; $theother = "Second Message"; print "&variable1=$themessage"; print "&variable2=$theother";

    ?>

    O código acima usa o formato MIME de variáveisna função print para criar uma variável do AS3 com o nome "variable1", que armazena o conteúd do valor da variável "themessage" do PHP.

  2. 2

    Salve o arquivo PHP e o envie para o servidor.

  3. 3

    Inicie o Flash. Clique em "Flash File (ActionScript 3.0)" na janela de início para criar um novo arquivo para o programa que passa variáveis do PHP para o AS3.

  4. 4

    Selecione "Actions" (Ações) no menu "Window" (Janela) na barra de menu principal do Flash para abrir o editor de ActionScript 3.0. Posicione o cursor sobre a primeira linha do editor. Clique e digite o código abaixo para criar duas caixas de texto na tela do Flash, que serão usadas para exibir a variáveis de texto armazenadas no PHP.

    var php_variable_1_value:TextField = new TextField(); php_variable_1_value.width = 200; php_variable_1_value.height = 20; php_variable_1_value.x = 200; php_variable_1_value.y = 100; php_variable_1_value.border = true; addChild(php_variable_1_value);

    var php_variable_2_value:TextField = new TextField(); php_variable_2_value.width = 200; php_variable_2_value.height = 20; php_variable_2_value.x = 200; php_variable_2_value.y = 140; php_variable_2_value.border = true; addChild(php_variable_2_value);

  5. 5

    Digite o código, iniciando na próxima linha do editor, para criar um botão retangular vermelho de nome "request_data_button", e posicione-o na tela do Flash.

    var request_data_button:MovieClip = new MovieClip(); request_data_button.graphics.lineStyle(4); request_data_button.graphics.beginFill(0xFF0000); request_data_button.graphics.drawRect(20, 100, 50, 20); request_data_button.graphics.endFill(); addChild(request_data_button);

  6. 6

    Digite o código, iniciando na próxima linha do editor, para adicionar um "event listener" (recurso da linguagem que responde a um determinado evento) de forma que, quando clicado, o programa acesse a URL onde o arquivo phpVariableFile.php está e obtenha os dados de variáveis especificados com a função "print" no arquivo PHP.

    request_data_button.addEventListener(MouseEvent.CLICK, request_data_fn);

    function request_data_fn(event:MouseEvent):void {

    var dummy_variable:URLVariables = new URLVariables();

    var send_request:URLRequest = new URLRequest("http://www.yourdomain.com/phpVariableFile.php"); send_request.method = URLRequestMethod.POST; send_request.data = dummy_variable; var store_dummy_variable:URLLoader = new URLLoader; store_dummy_variable.dataFormat = URLLoaderDataFormat.VARIABLES; store_dummy_variable.addEventListener(Event.COMPLETE, send_variables_to_AS3);

    dummy_variable.dummy = "dummy"; store_dummy_variable.load(send_request);

    function send_variables_to_AS3(event:Event):void{

    var phpVar1 = event.target.data.variable1; var phpVar2 = event.target.data.variable2;

    php_variable_1_value.text = phpVar1; php_variable_2_value.text = phpVar2;

    }

    }

    O código acima usa uma variável cujo único uso é ativar o programa PHP. Uma vez que o Flash decte que tenha feito contato com o servidor e com o arquivo PHP associado, ele colocará o conteúdo das variáveis do PHP nas caixas criadas. O código requer que os nomes das variáveis alvejadas no comando "event.target" tenham o mesmo nome que as especificadas no PHP.

Dicas & Advertências

  • O "e comercial (&)" é necessário antes das variáveis do ActionScript na função print. Similarmente, espaços não são permitidos entre o nome da variável e o valor a ela atribuído. O par variável/valor do AS3 também deve estar ente aspas duplas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível