Como fazer pastas de arquivo para a sua casa e mantê-las organizadas

Escrito por mandi rogier Google | Traduzido por marina pastore
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Como fazer pastas de arquivo para a sua casa e mantê-las organizadas
Manter o controle sobre os documentos de casa fica mais fácil se você tiver um sistema de arquivo eficiente (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Manter o controle sobre os documentos da casa pode ser uma tarefa árdua, até mesmo para o dono de casa mais organizado. Com contas, panfletos, cupons, recortes de revistas e jornais, formulários e mais a bagunça no balcão ou na mesa, manter tudo isso junto pode ser um desafio e tanto. O primeiro passo em direção à organização desses papéis todos é montar um sistema de arquivos que funcione para você e sua família. Fazer pastas de arquivo para a sua casa é um jeito excelente de manter as coisas organizadas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Pastas de arquivo
  • Etiquetas
  • Caneta ou marcador
  • Caixa de arquivo ou gaveta
  • Papéis para arquivar

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Instruções

    Organizando os documentos da casa

  1. 1

    Reúna seus papéis e separe-os em categorias. Os básicos que você deve cobrir são faturas do cartão de crédito, extratos bancários, contas de gás, luz e outras contas associadas à casa, além de informações referentes aos seus veículos, como recibos de algum conserto. Você também pode precisar de uma pasta para documentos importantes, como certidões de nascimento e cartões do seguro social, a menos que já tenha um lugar seguro designado para estes itens. Se você tiver filhos, também pode precisar incluir informações de viagens com a escola, formulários de autorização e cronogramas de atividades. Se recortar artigos de revistas e jornais regularmente, inclua uma pasta para eles também.

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    Etiquete uma pasta de arquivo para cada categoria definida no passo anterior. Acrescente três pastas adicionais e etiquete-as como "Diversos", "Para arquivar" e "Ação". A pasta "Diversos" pode ser o destino de papéis que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriores. A pasta "Para arquivar" serve para os papéis que você ainda não teve tempo de arquivar, e a pasta "Ação" deve conter apenas itens dos quais você precisa cuidar, como contas a pagar e formulários de autorização para assinar.

  3. 3

    Coloque os documentos apropriados em cada pasta. Evite guardar qualquer coisa de que você não precise mais e jogue fora todos os envelopes abertos. Mantenha seus papéis desdobrados e lisos nas pastas. Use clipes de papel ou um grampeador para manter itens juntos quando for necessário.

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    Dedique uma gaveta ou caixa de arquivo para as pastas criadas. Coloque as pastas na caixa com os arquivos que você vai acessar com mais frequência na frente e os itens usados raramente, como certidões de nascimento, no fundo. A pasta "Ação" deve ser a primeira, seguida pela pasta "Para arquivar".

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    Coloque documentos importantes na pasta apropriada à medida que os for recebendo ou coloque-os na pasta "Para arquivar", caso não tenha tempo de separá-los. Mantê-los nessa pasta vai garantir que suas superfícies de trabalho continuem livres e que os papéis estejam pelo menos um passo mais perto de estarem organizados.

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    Separe um tempo uma vez por semana para organizar sua caixa de arquivos. Comece com a pasta "Ação". Os papéis nessa pasta devem ser resolvidos assim que possível, de maneira que a pasta continue vazia na maior parte do tempo. Em seguida, prossiga para a pasta "Para arquivar" e organize todos os papéis nos lugares apropriados. Por último, verifique a pasta "Diversos". Se ela estiver ficando cheia, retire os papéis e veja se consegue organizá-los em novas categorias e crie pastas para eles.

Dicas & Advertências

  • Mantenha uma caixa perto da porta para as cartas a enviar, para garantir que contas e outras correspondências saiam a tempo.
  • Se seus filhos trouxerem a correspondência para dentro de casa, separe um lugar especial para que eles a coloquem, de forma que ela não se perca ou fique no lugar errado.
  • À medida que mais e mais contas tornam-se exclusivamente digitais, considere montar um sistema similar de arquivo usando pastas no seu computador ou na sua conta de e-mail. Mantenha contas, extratos e outras informações importantes num lugar seguro, mesmo se estiverem online.

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