Como fazer um currículo para uma dona de casa

Escrito por erin stertz-follett | Traduzido por ana olson
Como fazer um currículo para uma dona de casa
Um currículo forte pode ajudar donas de casa a voltarem ao mercado de trabalho (ama de casa image by caironbohemio from Fotolia.com)

Procurar trabalho pode ser um desafio para qualquer um, mas esse desafio se torna maior se você estiver fora do mercado de trabalho para cuidar de sua casa e família. No entanto, os deveres de uma dona de casa são inúmeros, e não devem ser subestimados. Muitos deles podem ser utilizados no mercado de trabalho, e ser capaz de comunicá-los de forma eficaz para os empregadores é o primeiro passo para obter um emprego. Construir um currículo que destacará suas principais habilidades, experiências e qualificações é uma questão de pensamento criativo e organização.

Instruções

  1. 1

    Crie uma lista de todos os afazeres sob sua responsabilidade enquanto cuidava de sua casa e família. Seja completa e criativa. Os exemplos podem incluir elaboração do orçamento doméstico, pagamento de contas, compra de todos os alimentos e suprimentos, organização dos horários diários e semanais, experiência em liderança, agendamento de viagens e férias, transporte de outras pessoas, aconselhamento e seleção de profissionais para reparos e projetos domésticos

  2. 2

    Localize seu histórico de trabalhos anteriores e experiência de voluntariado. Digite uma lista ou use um currículo anterior para reunir todos os detalhes de suas responsabilidades e experiências.

  3. 3

    Digite suas informações de contato no topo do seu currículo. Escolha um tamanho de fonte que se destaque, sem ser demasiado grande. Por exemplo, se o corpo de seu currículo é fonte tamanho 12, escolha uma fonte um ou dois tamanhos maiores para suas informações de contato. Liste o seu nome, endereço, número de telefone e endereço de e-mail.

  4. 4

    Digite uma declaração pessoal logo abaixo das informações de contato. Inclua várias frases curtas que descrevam você profissionalmente. Adapte-as para o trabalho ao qual está candidatando-se. Por exemplo, se estiver buscando uma vaga administrativa, escreba: "Profissional administrativo com 15 anos de experiência em ambiente empresarial e doméstico. Reconhecida por suas habilidades organizacionais e de liderança". Adicione vários tópicos abaixo desta declaração, dando mais detalhes sobre suas qualificações gerais.

  5. 5

    Organize sua experiência e habilidades por conjuntos em vez de listá-las em ordem cronológica. Por exemplo, se tiver conhecimentos de informática, inclua experiência de trabalho anterior, bem como a forma como usou e desenvolveu essas habilidades, trabalhando com planilhas de orçamento familiar ou trabalhando de forma voluntária, digitando documentos para uma organização comunitária. Liste cada conjunto de habilidades como uma rubrica separada em seu currículo. Este método de organização de um currículo, muitas vezes referido como um currículo funcional, chama a atenção para as habilidades que você pode oferecer, dando menos destaque às lacunas. Adicione a sua educação ou cursos relevantes, bem como qualquer trabalho voluntário.

  6. 6

    Revise seu currículo com cuidado e peça a opinião de outras pessoas antes de enviá-lo para os empregadores.

  7. 7

    Faça cópias em papel de boa qualidade quando estiver para enviar seu currículo para empregadores. A aparência é importante, já que o seu currículo é muitas vezes o primeiro contato que você terá com um empregador, e você deseja causar uma boa primeira impressão.

Dicas & Advertências

  • Mantenha um currículo cronológico separado para os seus próprios fins de referência. Um empregador pode pedir estas informações durante uma entrevista, por isso, é importante tê-las disponíveis. Você também pode adicionar uma seção curta no final do seu currículo funcional, incluindo estas informações.

O que você precisa?

  • Computador com acesso à Internet
  • Processador de textos
  • Papel

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível