Paulo Freire: a obra do educador do Brasil

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Paulo Freire: a obra do educador do Brasil
O método Paulo Freire contribuiu para a educação de milhões de crianças e adultos (Chris Jackson/Getty Images News/Getty Images)

Um dos maiores pensadores que o Brasil já teve, o filósofo e educador Paulo Freire foi responsável, entre outros feitos, por por uma mudança pedagógica que influenciou escolas e instituições de todo o mundo. Com sua Pedagogia Crítica, Freire ousou discordar da educação vigente que apenas oferecia aos estudantes caminhos previamente construídos. Em vez disso, ele dedicou a vida para causas como educação para todos, escolarização de pessoas simples e formação de uma consciência política. Sua obra é admirada em todo o mundo, fazendo dele o brasileiro mais homenageado da história em instituições estrangeiras. Foram 41 títulos de "Doutor Honoris Causa" de universidades como Oxford e Harvard.

Outras pessoas estão lendo

Escolarização para adultos

Conhecido por ser o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire nasceu em Pernambuco no ano de 1921. Desde cedo, ele apresentou talento e vocação para ser professor. Em 1963, uma de suas primeiras experiências educacionais, ajudou a moldar seu método inovador de trabalho. Em uma pequena cidade do Rio Grande do Norte, Freire ensinou 300 adultos a ler e escrever em apenas 45 dias. Foi apenas o início do método Paulo Freire de educação, um projeto de anos que excluiu métodos antigos da educação por cartilhas, repetição e decoração. No seu modelo que seria finalizado no decorrer de sua carreira, a alfabetização se daria pela conscientização.

Paulo Freire: a obra do educador do Brasil
Freire acreditava na educação como instrumento para interpretação do mundo que nos cerca (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Método Paulo Freire

O método Paulo Freire, também conhecido como Método de Educação Libertadora, desperta a consciência do aluno para que ele conheça seu papel no meio social em que vive. Assim, segundo Freira, é possível formar cidadãos em vez de somente estudantes. Para ele o domínio das palavras é um instrumento transformador para que as pessoas elaborem sua própria consciência política. Pelo Método, o professor deixa de assumir a posição de autoridade máxima e se posiciona ao lado dos alunos, incluindo todos em debates temáticos tendo em vista o contexto em que todos vivem.

Paulo Freire: a obra do educador do Brasil
O método valoriza a criação de cidadãos em vez de meros alunos (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Pedagogia do Oprimido

O método revolucionário de Paulo Freire questionou os dogmas praticados até então. Para ele, alfabetizar não era apenas ensinar os processos de codificação e decodificação. Mais que isso, o objetivo da educação para Freire era fazer com que os alunos se conscientizassem dos problemas que o cercam, contribuindo para o conhecimento da realidade e compreensão do mundo. Com a ditadura militar, Freire foi preso acusado de subversão. Depois de três dias na prisão, ele foi obrigado a sair do Brasil. Nessa época, ele escreveu o livro Pedagogia do Oprimido, que propõe o rompimento com a "educação bancária", instrumento de opressão, e trata o ensino como método transformador e libertador da sociedade.

Paulo Freire: a obra do educador do Brasil
Com a ditadura brasileira, Paulo Freire foi obrigado a se exilar no exterior (S. Stanchev/Hulton Archive/Getty Images)

Trabalhos no exterior

Perseguido pela ditadura militar, Paulo Freire viu suas ideias receberem grande repercussão em diversos países pelo mundo. Freire deu aulas na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e foi consultor do Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra, Suíça. Países como Zâmbia, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Tanzânia, convidaram Freire para dar consultoria educacional para seus professores. Suas ideias se espalharam pelo continente africano e contribuíram para tirar milhões de pessoas do analfabetismo. Depois de 16 anos de exílio, Freire retornou ao Brasil em 1980.

Paulo Freire: a obra do educador do Brasil
O método Paulo Freire até hoje está presente no sistema educacional de escolas do mundo todo (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível