Saúde

Pele seca na planta dos pés

Escrito por greg van pelt | Traduzido por lean pereira
Pele seca na planta dos pés

Mantenha seus pés suaves como os de um bebê

bare feet image by AGphotographer from Fotolia.com

A pele seca nos pés é um problema bastante comum, especialmente para pessoas idosas e com problemas circulatórios. Os pés suportam o peso de todo o corpo e a pressão deste peso é a causa da sequidão na pele. Além do mais, os pés quase sempre estão dentro de meias e calçados ao longo do dia. Dessa forma, se perde umidade devido à perspiração, o que pode levar à pele seca na planta dos pés.

Outras pessoas estão lendo

Causas

bare feet image by AGphotographer from Fotolia.com

Porções de pele seca se vão formando na sola dos pés, justamente nos lugares onde existem as mais espessas camadas de células mortas. A pele seca ocorre por causa da transpiração, da perda de umidade e da pressão que exerce o peso do corpo sobre os pés. A pele se torna mais seca em dias frios e secos, e também à medida em que envelhecemos. Algumas enfermidades comuns são a dermatite, o pé-de-atleta, eczemas e a psoríase, que também pode causar sequidão.

O que significa

bare feet image by AGphotographer from Fotolia.com

Pele seca na planta dos pés pode ser causa de coceiras e queimações. Qualquer mudança perceptível, como vermelhidão, coceiras, descamação ou erupções podem ser um indício de infecção. Se os sintomas não forem tratados o quadro pode piorer levando a fissuras ou profundas rachaduras na pele, que se tornam feridas. Normalmente, fissuras ocorrem nos calcanhares, mas podem se desenvolver em partes secas ou na presença de calos, como a planta dos pés. Se a pele seca na planta dos pés começar a rachar ou sangrar, consulte um médico. Infecções fúngicas ou bacterianas podem ser contraídas através das rachaduras na pele.

Como identificar

bare feet image by AGphotographer from Fotolia.com

O sistema circulatório leva sangue aos pés através de pequenos vasos sanguíneos. À medida em que envelhecemos, a circulação aos pés se torna menos eficiente. Como nossos pés estão na extremidade inferior, eles proveem sinais quanto ao que ocorre em todo o corpo. A pele na planta dos pés se torna seca e frágil, indicando debilidade no sistema circulatório. Examine os pés duas vezes ao dia, observando se há rachaduras e sequidão. Observar a pele é a chave para uma boa saúde. Assegure-se de que você entenda o que é normal para os pés. Converse com sua manicure profissional para identificar problemas potenciais e agende um exame com um podólogo ou dermatologista.

Prevenção

bare feet image by AGphotographer from Fotolia.com

Previna a sequidão na planta dos pés bebendo bastante água, preferencialmente oito ou mais copos por dia. Quando chegar em casa, retire os sapatos e meias, para que os pés possam respirar. Lave os pés com sabão neutro, e não use água quente todos os dias. Ela pode causar sequidão especialmente quando combinada com produtos mais agressivos. Depois do banho, ao invés de esfregar a pele com a toalha, use-a gentilmente. Passe óleo nos pés, depois do banho, seja de soja, girassol ou cártamo, e deixe que os absorvam por alguns minutos antes de retirar o excesso. Não adicione óleo à água da banheira, porque pode tornar escorregadios os pés e a banheira. Caso você tenha má circulação, faça exercícios cardiovasculares, como caminhar. Com um fluxo sanguíneo reduzido aos nervos da pele, as glândulas sudoríparas nos pés secretam menos gordura, o que leva à sequidão na pele. Informe-se com seu médico quanto a um programa de exercícios adequado a você.

Tratamento

bare feet image by AGphotographer from Fotolia.com

A melhor abordagem para tratar a pele seca é consultar uma manicure profissional, que poderá tratar seus pés com uma hidromassagem, remover calos, esfoliar (retirar) a pele seca e fazer uma massagem relaxante ou talvez dar um banho de parafina nos pés. O valor varia, mas geralmente começa na faixa de R$ 80, considerando-se a média de 2010. Para tratar a pele seca em casa, compre uma lixa para os pés (produto de plástico dupla-face com superfícies ásperas em cada lado) em uma farmácia. Faça movimentos gentis com o lado mais áspero ao longo de todo o pé, para remover as partículas de pele seca, seguidos de uma rápida esfoliação com o lado macio. Aplique algumas gotas de bálsamo para os pés e massageie até que seja absorvido completamente. Busque produtos com mel, cera de abelha e multi-vitamínicos para fechar os cortes e rachaduras nas plantas dos pés. Outro bom ingrediente é o ácido salicílico, que frequentemente age suavizando os calos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media