Como fazer penteados medievais

Escrito por maggie hira | Traduzido por elize kawauchi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer penteados medievais
Trança de estilo medieval (http://img2.timeinc.net/instyle/images/2007/galleries/070907_miller2_400X400.jpg)

Os penteados nos tempos medievais eram extremamente formais e, por vezes, muito complicados — tranças e coques eram particularmente populares entre a nobreza. Alguns dos penteados mais sofisticados eram moldados usando fios metálicos e enfeitados com fitas de cetim aplicadas diretamente no cabelo. Tomar banho era extremamente raro na Idade Média e, por isso, os cabelos geralmente ficavam presos, com penteados que deveriam durar por dias e até semanas, sem a necessidade de lavagem.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Grampos
  • Laquê
  • Mousse para cabelo
  • Elásticos para cabelo

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça uma trança espinha de peixe medieval, visual que era particularmente popular em meio à aristocracia. Use um pente para separar o cabelo ao meio, pegue uma mecha de cerca de 2,5 cm de perto da testa, enrole-a e puxe-a para trás com um prendedor. Pegue outra mecha de 2,5 cm e enrole-a, puxando-a para trás, junto à primeira mecha. Continue até ter enrolado todo o cabelo até a nuca e repita do outro lado. Quando terminar os dois lados, prenda tudo na altura do pescoço. Pegue um dos pedaços retorcidos de cabelo do lado esquerdo e leve-o à seção do lado direito, em seguida levando mais um pedaço da direita para a seção esquerda. Continue trançando as mechas retorcidas de cada seção até chegar nas pontas, prendendo-as com um elástico de cabelo.

    Como fazer penteados medievais
    Trança espinha de peixe
  2. 2

    Faça uma trança de leiteira, popular entre as plebeias. Divida o cabelo ao meio para que você tenha duas seções separadas de cabelo, faça uma trança em ambas as seções e prenda as pontas com um elástico pequeno. Para cabelos curtos, faça um rabo de cavalo em ambos os lados da cabeça e, em seguida, faça uma trança de cada lado, prendendo-as com um elástico. Passe laquê nas tranças para domar os fios de cabelo rebeldes, pegue uma das tranças e enrole-a para o outro lado da parte central — ela deverá atravessar a coroa da cabeça — e prenda-a com grampos. Pegue a outra trança e passe-a para o outro lado, prendendo-a por debaixo da primeira trança com grampos.

    Como fazer penteados medievais
    Trança de leiteira
  3. 3

    Faça um penteado com trança embutida. Divida o cabelo ao meio e faça uma trança embutida colocando-o nas laterais. Prenda as extremidades das tranças com elásticos pequenos e depois torça as pontas em pequenos rolos, prendendo-as com grampos. Prenda todos os cabelos soltos e aplique um pouco de laquê ou mousse para dar ao penteado o toque final.

    Para fazer uma trança embutida, separe três mechas de cabelo, como faria para uma trança básica. Passe a mecha da direita para o meio e depois a mecha da esquerda para o meio. Agora, adicione uma quarta mecha à trança e junte-a à mecha do meio, passando-a para a direita. Adicione uma quinta mecha, trazendo-a para o meio e passe-a para a esquerda. Continue até que todo o cabelo esteja trançado.

    Como fazer penteados medievais
    Faça penteados diferentes com uma trança embutida
  4. 4

    Faça um coque baixo. Esse penteado simples era muito usado por mulheres mais velhas nos tempos medievais, pois dava pouco trabalho e, por isso, era melhor do que deixar os cabelos soltos. Faça um rabo de cavalo baixo e prenda-o com um elástico (opcional, mas facilitará o processo). Ponha um pouco de mousse nas mãos e passe-o pelos cabelos para abaixar os fios rebeldes. Puxe o cabelo do rabo de cavalo, esticando-o e torcendo-o algumas vezes. Enrole o cabelo em volta da base do rabo de cavalo e prenda a ponta inferior ao coque com grampos. Agregue uma faixa medieval para finalizar.

    Como fazer penteados medievais
    Coques de cabelo são penteados simples e práticos (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  5. 5

    Enrole o cabelo em cachos, deixando-os cair livremente sobre as costas, e faça duas tranças pequenas nas laterais — este é um penteado que foi muitas vezes usado por princesas medievais ou mulheres mais jovens da nobreza. Defina o cabelo com rolos de cabelo aquecidos de tamanho médio e, quando estiver definido, passe neles um pouco de laquê e deixe-os até que se esfriem. Use os dedos para pentear os cachos, mas não os escove. Pegue uma mecha com cerca de 2,5 cm próximos à testa e faça duas tranças finas. Prenda os cachos para trás com grampos.

    Como fazer penteados medievais
    Cabelos cacheados e soltos

Dicas & Advertências

  • Alguns destes estilos são difíceis de dominar — por isso, vá praticando bastante ou tenha alguém para ajudá-la até você acertar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível