Mais
×

Como fazer um pequeno projeto de cachoeira artesanal

Atualizado em 21 novembro, 2016

Pequenas cachoeiras ficam bonitas em qualquer quintal. Elas fornecem um som de fundo suave que ajuda a bloquear muitos barulhos indesejáveis, como os de tráfego. Se construí-la em um lago, ela também auxiliará no arejamento da água. Mesmo que seja necessário planejar a sua localização e o seu tamanho com antecedência, as cachoeiras artesanais são relativamente fáceis de construir.

Instruções

As cachoeiras contribuem para uma sensação de tranquilidade em jardins e quintais (Waterfall image by pamtriv from Fotolia.com)
  1. Decida a altura da encosta e o tamanho da piscina para o fundo da cachoeira.

  2. Cave o espaço para a piscina: se ela medir 3,5 m por 4,5 m, então a distância da queda da cachoeira deverá ser de aproximadamente 45 cm a 60 cm. Cubra a base da piscina com areia ou uma manta para tanque e coloque uma camada de pedras pequenas para aperfeiçoar o visual do fundo da lagoa.

  3. Use a terra escavada da piscina para fazer um pequeno morro. Faça-o no ângulo desejado para a cachoeira.

  4. Posicione as pedras, com as mais pesadas no fundo, ao longo da encosta do monte de terra. Organize-as no formato que mais agradar. Certifique-se de deixar alguma elevação de rochas sobre a piscina, a qual criará a queda para a água.

  5. Conecte a mangueira à bomba e passe-a por trás das rochas que cobrem a cascata de pedra, de modo que ela alcance o topo. Use pedras para cobrir a mangueira em qualquer parte que ela esteja visível para proporcionar uma aparência mais natural da cachoeira.

  6. Posicione a bomba na piscina. Não permita que ela toque as laterais ou o fundo para que a água flua corretamente. Conecte-a à tomada GFCI e teste para verificar se está funcionando.

  7. Coloque a água da piscina e, em seguida, ligue a bomba para testar o fluxo. A mangueira da bomba deverá enviar a água que fluirá para baixo da cachoeira de pedra artesanal até a piscina.

  8. Reorganize as rochas para criar o efeito desejado. É possível enfeitar com arbustos, plantas, flores ou pedras adicionais em torno da cachoeira para embelezar a borda da piscina e se misturar ao estilo do quintal.

Dicas

  • Utilize um adesivo para fixar quaisquer pedras em perigo de escorregar.

Aviso

  • A água da piscina tem uma tendência de criar algas. É possível reduzi-las com a adição de um filtro, utilizado para limpar a água.

O que você precisa

  • Rochas de vários tamanhos (pequenas, grandes, finas e planas)
  • Bomba e mangueira
  • Manta para tanque
  • Areia
  • Tomada GFCI
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article