Mais
×

Como perceber os sinais de uma gravidez em um pug

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os sinais de gravidez em pugs podem ser extremamente sutis durante a primeira metade do período de gestação de 63 dias. Se acha que o animal pode estar prenhe, observe os sintomas, mas também procure ajuda do veterinário. Ao criar pugs, é importante estar ciente de que este tipo de cão pode ter dificuldade no parto, porque a raça tem uma cabeça grande em comparação ao corpo.

Instruções

Um pug prenhe pode mostrar alterações no comportamento e personalidade (Beautiful Pug image by Stana from Fotolia.com)
  1. Procure por mudanças sutis no comportamento e personalidade do cão, pois isso pode ser uma indicação de gravidez. Ele pode se tornar cada vez mais carinhoso, dando-lhe muita atenção ou, por outro lado, pode se tornar cada vez mais irritado e hostil em relação a estranhos, preferindo ficar sozinho. A cadela prenhe também pode parecer não gostar de barulhos altos ou tornar-se cada vez mais letárgica.

  2. Anote o tamanho e peso do pug. Se o cão parece ter ganhado peso, isso pode indicar gravidez. Repare se há um aumento em seu apetite, uma vez que isto também pode ser uma indicação de um animal prenhe. Com quatro semanas de gravidez, o abdome do cão terá aumentado significativamente. De acordo com o site DogBreedss.org, o abdome crescerá geralmente entre 20 e 50% mais do que seu tamanho normal.

  3. Leve a cadela a um veterinário se suspeitar que ela possa estar prenhe. Ele pode confirmar isto realizando um exame de raios-X. Este procedimento também tem a vantagem de revelar o número exato de filhotes que estão no ventre materno.

Dicas

  • Contate seu veterinário se o pug tentou parir sem sucesso por uma hora.
  • Assegure-se de que o cão esteja recebendo todas as vitaminas e minerais necessárias, alimentando-o com uma ração de alta qualidade.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article