Perguntas investigativas para alunos do terceiro ano

Escrito por jessica bold | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perguntas investigativas para alunos do terceiro ano
Crianças de oito anos estão descobrindo o mundo. Perguntas sempre as instigam mais (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Uma boa história de mistério sempre começa com perguntas aparentemente sem resposta. A emoção de ler um livro de mistério ou assistir a um filme é solucionar cada uma dessas perguntas respondidas, uma por uma, até que toda a trama seja clara.

Diversos aspectos da vida são assim para um aluno do terceiro ano. Para ajudá-lo a entender o mundo ao seu redor, você deve fazer perguntas que o levem a questionar, pesquisar e então descobrir porque algo acontece.

Outras pessoas estão lendo

Vai boiar?

Teste seus alunos, enfileirando uma variedade de garrafas ou latas de refrigerante, água, isotônico e suco. Coloque-os em frente de um recipiente grande, cheio de água. Um grande aquário funciona ainda melhor.

Coloque folhas com uma imagem e o nome de cada item na mesa. Depois de mostrar as folhas, pergunte à classe: "O que vai boiar?" Os alunos podem então formular uma hipótese, que irá levá-los a uma segunda pergunta: "O que vai afundar?".

Depois de fazer o experimento e determinar quais garrafas e latas boiam e quais afundam, peça aos alunos para escrever porque acham que elas boiam ou afundam entre a borda e o fundo do recipiente.

Descoberta da placa de Petri

Explique aos seus alunos por que você diz a eles para lavar as mãos. Forme grupos de estudantes para limpar diferentes áreas da sala. Dê-lhes de cinco a sete placas de Petri e muitos cotonetes limpos. Um grupo pode ficar com as mesas e cadeiras, outro com as canetas, lápis e materiais de arte, enquanto outro fica com a porta e o quadro-negro. Instrua cada grupo a rotular suas placas de Petri de acordo com a área limpada. Quando terminarem a tarefa, sele cada placa com um pedaço de fita adesiva e coloque-as em uma mesa.

Pergunte à classe: "O que você acha que vai acontecer com as placas de Petri?" Peça a cada aluno que escreva seus pensamentos e especulações. Outra boa pergunta é: "Qual local terá mais germes?"

Depois de alguns dias, os alunos irão ver vários tipos e cores de bactérias crescendo nas placas de Petri. Depois que o crescimento cessar, refaça as perguntas, questionando aos alunos se eles adivinharam certo ou errado e por que um lugar tem muito mais germes do que outro local ou objeto.

Fazendo misturas

Separe itens de uso diário como bicarbonato de sódio, refrigerante, água e óleo de cozinha. Pergunte aos seus alunos o que eles acham que acontece quando esses líquidos ou pós são misturados. Faça-os criarem hipóteses para as misturas, tais como óleo e água, o refrigerante e o bicarbonato de sódio e assim por diante.

Depois de realizar as misturas, pergunte aos alunos se suas hipóteses estavam corretas ou incorretas e por que cada mistura se comporta de uma maneira. Quando os alunos derem todas as respostas que eles podem pensar, compartilhe as respostas corretas, se já não foram ditas, e as razões de cada mistura ocorrer de uma forma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível