on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um periscópio para crianças com materiais de casa

Periscópios são instrumentos óticos que permitem ver por baixo, por cima ou em volta de objetos que obstruem a visão. Espelhos ou prismas são posicionados em certos ângulos dentro de um tubo e, como a luz é refletida pelos espelhos para se desviar de objetos, é possível ver coisas que normalmente não estariam ao alcance da visão. Há periscópios de todos os tamanhos e alguns dos maiores deles têm cerca de 18 m e são utilizados em submarinos. Um periscópio pequeno poderá ser feito para as crianças a partir de materiais encontrados em casa.

Instruções

Periscópios são ferramentas que se utilizam de luzes e espelhos para desviar a visão de obstruções (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Lave a caixa de suco ou leite e deixe secar bem. Corte, em seguida, uma das abas triangulares da parte de cima.

    Loading...
  2. Corte uma abertura quadrada na parte de baixo da caixa, em uma de suas laterais, de cerca de 2,5 cm de altura e que compreenda toda a largura do lado. Corte outra abertura igual no lado oposto, na parte de cima. Elas serão as "janelinhas".

  3. Coloque a caixa deitada de lado, com uma das "janelinhas" virada para você. Marque, no lado oposto à abertura, mas na mesma face, um ponto a 6,9 cm de distância de uma das quinas. Use uma régua para desenhar uma linha reta diagonal a partir desse ponto em direção à outra quina, do mesmo lado. Repita esse procedimento na outra face com "janelinha".

  4. Corte por cima da linha, fazendo uma abertura com o mesmo tamanho do espelho, que deverá ser inserido com o lado refletor virado em direção à abertura. Use fita adesiva para manter o espelho preso na parte de fora da caixa. Repita o procedimento na outra fenda, do outro lado da caixa. Lembre-se de que os lados refletores dos espelhos deverão estar virados para as aberturas.

  5. Olhe através da janelinha de baixo e segure o periscópio de diferentes ângulos para ver em torno de quinas e por cima da cabeça das pessoas.

Loading...

Dicas

  • Se você não consegue ver nitidamente através do periscópio, tente ajustar os espelhos até obter uma imagem. Certifique-se, também, de que os lados refletores dos espelhos estejam direcionados um para o outro.

Aviso

  • Deve-se sempre utilizar um estilete com a supervisão de um adulto.

O que você precisa

  • Caixa grande, preferencialmente de base e topo quadrados, de suco ou leite
  • 2 espelhos pequenos
  • Tesouras ou canivete
  • Lápis
  • Régua
  • Fita adesiva

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...