Peróxido de hidrogênio para cera de ouvido felina

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Peróxido de hidrogênio para cera de ouvido felina
Limpe cera dos ouvidos de seu gato com peróxido de hidrogênio (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Se você notar que seu gato está constantemente arranhando as orelhas, perceber uma secreção descolorida saindo delas ou ainda sentir um odor fétido quando as inspecionar, seu gato pode estar sofrendo de uma infecção no ouvido. Para tratar essa condição adequadamente com medicamentos de gotas, primeiro você precisa limpar os ouvidos da cera em excesso e de outros detritos usando uma lavagem de ouvido contendo um ingrediente antibactericida, como o peróxido de hidrogênio (água oxigenada).

Outras pessoas estão lendo

Problemas de ouvido

Segundo a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (Sociedade Americana para a Prevenção de Crueldade aos Animais), os ácaros da orelha, pequenos parasitas de oito patas, são responsáveis por 50 por cento de todas as infecções de ouvido felinas. Os sinais de uma infestação por ácaros incluem um aumento na quantidade de cera de ouvido que o gato produz, essa sendo preta ou marrom. As orelhas também podem ficar obstruídas com secreções parecidas com café. Outros tipos de detritos nas orelhas ou infecções de ouvido que causem sangramento podem levar à surdez, se não forem tratados rapidamente. Seu veterinário recomendará o tratamento com uma prescrição líquida após a limpeza cuidadosa das orelhas. Um dos materiais que você pode usar é o peróxido de hidrogênio.

Limpeza do ouvido externo

Inspecione as abas externas das orelhas procurando por crostas, vermelhidão ou secreção cerosa. Em um copo, misture o peróxido de hidrogênio com uma quantidade igual de água em temperatura ambiente. Mergulhe uma bola de algodão na solução e esprema-a um pouco. Coloque o gato em seu colo e segure-o com um braço. Suavemente, limpe a parte externa de cada orelha. Use uma bola de algodão para cada orelha para não espalhar acidentalmente a infecção de uma para a outra. Isso removerá qualquer sujeira e cera em excesso da parte externa.

Limpeza do ouvido interno

Para soltar a cera em excesso dos canais auditivos do gato, você pode limpá-los com o peróxido de hidrogênio e a mistura de água, de acordo com o site "Vet Info". Absorva a solução em um conta-gotas. Coloque-o no canal auditivo e pingue de cinco a dez gotas. Massageie a base da orelha durante 15 ou 20 segundos para soltar a cera. Limpe a parte externa com uma bola de algodão seco para limpar a cera solta. Repita esse processo em ouvidos muito sujos.

Advertências

Embora você possa usar o peróxido de hidrogênio diluído com uma quantidade igual de água para ajudar a remover a cera em excesso das orelhas do seu gato, não faça isso rotineiramente. A solução, se usada diariamente, pode causar ainda mais irritação e até lesões nos ouvidos infectados, levando a um desconforto maior, segundo o site "Banfield Pet Hospital". Nunca coloque um cotonete de algodão nos ouvidos do seu gato, já que isso pode forçar ainda mais a cera no canal auditivo, causando uma obstrução. Ele também pode danificar o tímpano e resultar em perda de audição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível