Qual o peso corporal normal para as adolescentes?

Escrito por shannon burton | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o peso corporal normal para as adolescentes?
As adolescentes muitas vezes não sabem qual é seu peso ideal (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

As adolescentes muitas vezes se sentem confusas a respeito de qual seja o peso ideal e saudável do corpo. Embora haja uma série de números que possam ser fornecidos como sendo o "peso certo", isso seria ignorar muitos fatores importantes no cálculo do peso de uma adolescente. Ao ter mais conhecimento sobre o peso normal, uma jovem pode viver um estilo de vida saudável.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

O peso normal para adolescentes de ambos os sexos é muito difícil de determinar, pois as crianças e adolescentes se desenvolvem fisicamente em ritmos diferentes, com diferentes alturas e pesos, não apenas de ano para ano, mas até mesmo de mês para mês. Para resolver este problema, o CDC, ou ''Center for Disease Control and Prevention'' (Centro de controle e prevenção de doenças, tradução livre) fornece uma calculadora do índice de massa corporal (IMC) e sua média para determinar se as crianças e adolescentes estão na média da faixa de peso.

Medição

Depois de introduzir as informações no site do CDC, o índice de massa corporal do adolescente é calculado automaticamente e, em seguida, comparado com o de outros adolescentes de mesma idade, altura e sexo. Esses outros fatores são importantes porque o peso varia drasticamente entre eles. Se uma adolescente fica abaixo da média de peso do seu grupo, ela é considerada abaixo do peso. As meninas abaixo do percentual de 95 a 85 são consideradas acima do peso e acima do percentual de 95 são identificadas como obesas.

Considerações

Tenha em mente que até mesmo o CDC descreve o IMC apenas como um "indicador de gordura corporal razoavelmente confiável para a maioria das pessoas", o que significa que algumas adolescentes poderão ser erroneamente classificadas como abaixo ou acima do peso, ou obesas. Isto acontece porque o sistema utilizado pode inclinar-se de um lado ou de outro com base nas meninas que são utilizadas como amostra para comparação. Se você tiver alguma dúvida sobre seu resultado de índice de massa corporal, pergunte a um médico.

Preocupações

Segundo a Folha de Alphaville, os distúrbios alimentares são a terceira doença crônica mais comum entre adolescentes, atrás apenas da obesidade e da asma. Estudos de universidades internacionais preveem que cerca de 2% da população sofra com esse tipo de problema. Esses números surpreendentes destacam a necessidade de educar mais as adolescentes sobre o peso corporal e como mantê-lo com uma dieta saudável e exercícios físicos.

Importância

Em 2005, o CDC publicou uma ficha técnica que revelou que os indivíduos abaixo e acima do peso têm maiores risco de morte. Estar abaixo do peso por um longo período pode causar infertilidade, osteoporose, diminuição da imunidade e anemia, enquanto que estar acima do peso pode criar risco de diabetes, doença cardíaca e uma série de outras complicações. Fazer com que a adolescente evite ambos através de uma dieta balanceada e exercício físico irá lhe garantir um futuro mais saudável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível