Mais
×

O peso médio ao nascer de gêmeos prematuros

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os gêmeos nascidos antes de 37 semanas de gestação são considerados prematuros. Cerca de 60% dos gêmeos nascidos nos Estados Unidos estão nessa categoria. De acordo com a fundação americana March of Dimes, a média de idade gestacional para gêmeos é de 35 semanas e seu peso médio é de 2,3 kg. Qualquer peso abaixo de 2,5 kg é considerado abaixo do ideal. Contudo, os bebês nascidos entre 34 e 37 semanas em geral são saudáveis, ao contrário de bebês nascidos antes de 32 semanas ou com peso menor que 1,5 kg, que têm riscos maiores de problemas de saúde crônicos.

O parto prematuro é mais comum com gêmeos idênticos do que com bivitelinos (Ned Frisk Photography/Brand X Pictures/Getty Images)

Cuidados pré-natais extras

As mulheres grávidas de gêmeos devem ser acompanhadas pelo médico com maior frequência que as grávidas de apenas uma crianças. Os obstetras podem pedir duas visitas mensais durante o segundo trimestre de gestação e consultas semanais durante o terceiro. Os exames extras devem ser feitos para evitar, detectar e tratar possíveis complicações como a pré-eclâmpsia. Dado que gêmeos normalmente pesam menos que bebês únicos, um ultrassom deve ser feito com maior frequência para verificar o crescimento e o nível de líquido amniótico em cada bebê. No caso de gêmeos discordantes, uma criança é consideravelmente menor e mais leve que a outra.

Consuma calorias extras

Um ganho de peso saudável é importante para mulheres grávidas de gêmeos. Uma dieta saudável garante que os bebês recebam nutrição adequada no útero. De acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas, uma mulher grávida de peso médio precisa consumir cerca de 2.700 calorias por dia para ganhar de 15 a 20 kg. Os obstetras também podem aconselhar as futuras mães a tomar vitaminas pré-natais extras contendo ácido fólico e ferro. Bebês ganham mais peso após a 28ª semana de getação. Contudo, o peso que uma mulher ganha no segundo trimestre tem o maior impacto sobre o peso dos bebês ao nascer.

Evitando o trabalho de parto prematuro

Mulheres grávidas de gêmeos podem ter que reduzir suas atividades depois da 20ª semana para evitar o parto prematuro. De acordo com a March of Dimes, as mulheres que entram em trabalho de parto antes das 34 semanas de gestação podem ser internadas num hospital para repouso e tratadas com corticoides que aceleram o desenvolvimento dos pulmões dos fetos. Se o trabalho começar cedo demais mas for detectado rapidamente, o parto pode ser adiado por vários dias, permitindo que os corticoides ajudem os pulmões dos bebês a se desenvolverem.

Cuidados com gêmeos prematuros

A maioria dos gêmeos nasce saudável. No entanto, gêmeos prematuros podem precisar de atenção especial à respiração e alimentação. Gêmeos com necessidades especiais são tratados em unidades neonatais intensivas até que estejam fortes o bastante para ir para casa. Os recém-nascidos prematuros podem não ter força para se alimentar através da amamentação. Nesses casos, eles recebem nutrição por meio intravenoso e crescem até que seus corpos estejam prontos para ingerir o leite materno.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article