Pias de acrílico versus pias de aço inox

Escrito por valerie dansereau | Traduzido por raquel pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pias de acrílico versus pias de aço inox
Quandofor escolher uma pia, dê preferência à durabilidade e fácil manutenção (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

A pia é uma das partes mais usadas da cozinha. Quando vão escolher as pias, os proprietários são com frequência surpreendidos com vastas opções de materiais, cores, estilos e preços. Tanto pias de acrílico como de aço inoxidável tem vantagens e desvantagens; sua escolha dependerá dos fatores que você considera mais importantes.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens da pia de aço inoxidável

Pias de aço inoxidável são as escolhas mais populares por uma série de motivos, entre eles, seu visual básico que combina com a maioria das decorações. Se busca por durabilidade, a pia de aço inox durará por um bom tempo se cuidada da forma correta. Comparada ao acrílico e outros materiais, ela leva vantagens pois não lasca nem trinca. Essas pias estão disponíveis em vários tipos: podem ser bem em conta ou caras, caso possuam algum diferencial.

Pias de acrílico versus pias de aço inox
Pias de aço inoxidável são básicas e mais duráveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Desvantagens da pia de aço inoxidável

Uma desvantagem de escolher uma pia de aço inox é que ela requer algum esforço para que sua superfície fique bonita. Esse tipo de pia precisa estar brilhando para que ela não fique com uma aparência monótona ou desleixada. Manter a peça seca é bem importante para que ela fique brilhante. Pias feitas com o aço mais fino podem produzir sons agudos quando cair algo dentro delas, o que não acontece na pia de acrílico. Esfregar material abrasivo na pia de aço inoxidável pode resultar em riscos bem visíveis.

Pias de acrílico versus pias de aço inox
Riscos podem aparecer na pia devido ao uso de produtos abrasivos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Vantagens da pia de acrílico

O acrílico é um plástico moldado para criar o formato de pia e reforçado com fibra de vidro. Ele possui uma superfície resistente às manchas, sendo fácil de limpar com produtos não-abrasivos. A maior vantagem em preferir uma pia de acrílico é que ela possui um preço mais acessível em relação às pias feitas de outros materiais. Outra vantagem é que ela pode vir em muitas cores, podendo fazer sua cozinha ter um visual mais iluminado. Pias de acrílico são mais leves e fáceis de serem instaladas.

Pias de acrílico versus pias de aço inox
Pias de acrílico são leves e mais fáceis de serem instaladas (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Desvantagens das pias de acrílico

Pelo fato de as pias de acrílico serem feitas de materiais leves, elas podem lascar e quebrar facilmente, visto que elas não são tão duráveis como a pia de aço inox. Mesmo a pia de inox possuindo riscos, eles podem ser atenuados com um polimento. O acrílico não tolera altas temperaturas, o que significa que podem ser derretidas quando panelas quentes forem deixadas sobre ele. Segundo o site HomeStyleChoices.com, este tipo de pia pode ser danificada por produtos possuindo petróleo em sua composição

Pias de acrílico versus pias de aço inox
Pias acrílicas não toleram altas temperaturas e podem lascar (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível