Mais
×

Como pintar uma calha de PVC

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria das calhas de PVC vêm com um acabamento liso e um pigmento colorido que foi adicionado ao PVC durante o processo de extrusão. Porém, em locais onde as calhas recebem a luz do Sol diretamente na maior parte do ano, a cor pode acabar desaparecendo. Além disso, algumas substâncias químicas ou exposições a temperaturas muito baixas podem causar descoloração. Por sorte, as calhas de PVC são fáceis de pintar, o que lhe permite deixar a sua casa com uma aparência agradável em um fim de semana. Devido à superfície da calha ser lisa, é preciso fazer um certo tipo de preparação antes de pintar.

Instruções

Limpe e pinte sua calha para que ela resista mais às mudanças climáticas e dê um novo ar a sua casa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Passos para pintar uma calha de PVC

  1. Remova o tubo pluvial da casa. É mais fácil e consome menos tempo para pintar esses tubos quando eles estão deitados, na horizontal, apoiados em cavaletes. Isso elimina a necessidade de tapar o tapume sob os tubos pluviais. A maioria deles têm uma braçadeira de PVC que combina com a cor da calha. Guarde todas elas e seus parafusos em uma caixa por segurança.

  2. Vista roupas velhas quando for limpar e pintar sua calha. Além disso, use óculos de proteção. Você ficará olhando para cima o tempo todo e qualquer pequena gota de solução de limpeza ou tinta poderia danificar seus olhos e sua visão. Mangas longas e luvas de silicone são necessários quando se está mexendo com líquido de areamento.

  3. Limpe a calha e os tubos pluviais. Depois de anos na sua casa, a calha coletará poeira e sujeira que se depositarão nas fendas. Use um grande esfregão de nylon e mergulhe-o em um balde cheio de água quente e sódio trifosfato (TSP), que é vendido em lojas de material de construção. Deixe a calha secar completamente.

  4. Pincele uma camada fina de solução líquida de saneamento e limpe-a com um pano limpo. Trabalhe com uma seção de 91 cm de calha por vez. Preste aetnção especialmente às fendas por onde o líquido escorre. A solução remove o polimento exterior da superfície do PVC, permitindo a aderência da nova tinta.

  5. Adicione um aditivo flexível à sua tinta medindo a quantidade indicada no balde e misturando 1 galão (4 L) por vez. O PVC tem uma alta capacidade de contração e expansão, fazendo com que uma pintura sem um aditivo flexível faça-o descascar e quebrar.

  6. Use um bom pincel quando for aplicar a nova tinta à calha. Se você tiver uma pistola de spray, pulverize as calhas enquanto elas ainda estiverem sobre os cavaletes, não faça isso nas calhas que estiverem anexadas à casa. Quando for pincelar a tinta, o ideal é um pincel de cerdas curtas e naturais para dar um acabamento uniforme.

  7. Aplique ao menos duas demãos finas de tinta à calha, deixando a tinta secar entre as demãos. Se você está pulverizando a tinta nas calhas, três ou mais demãos serão necessárias para cobri-las adequadamente.

Dicas

  • Faça a pintura em um dia que não esteja ventando para evitar que a poeira estrague o seu trabalho.

Aviso

  • Use uma escada com cuidado, nunca posicionando-a em uma superfície irregular ou instável.
  • Nunca fique no degrau mais alto de uma escada portátil.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Trifosfato de sódio (TSP)
  • Solução líquida de saneamento
  • Panos
  • Esmalte para pintura externa
  • Aditivo plástico flexível
  • Pincel de pintura
  • Pistola de spray (opcional)
  • Óculos de proteção
  • Luvas de silicone
  • Roupas velhas
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article