Mais
×

Como remover tinta velha de banheira de fibra de vidro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tomar um banho de imersão em uma banheira pode ser uma experiência relaxante, calmante para alguns, mas a aparência da própria banheira pode ser decepcionante. Banheiras velhas de fibra de vidro pintadas acabam por começar a rachar e descascar, arruinando a aparência da banheira. Para alterar a aparência da sua banheira, você precisará remover toda essa tinta velha. Uma variedade de produtos irá remover tal pintura, começando com decapante químicos fracos até produtos químicos fortes que podem danificar uma banheira.

Instruções

Uma banheira antiga pode ser restaurada com os métodos corretos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Ventile a sua área de trabalho, abrindo as janelas e use exaustores para circular o ar limpo. Alguns produtos químicos de limpeza e decapantes podem produzir vapores potencialmente fortes e nocivos.

  2. Raspe o máximo de tinta da superfície de fibra de vidro, você pode usar a ponta chanfrada de um raspador de plástico. Remova toda a pintura rachada ou descascada, deixando apenas a tinta que já não estiver solta por desgaste.

  3. Use luvas de borracha quando estiver trabalhando com produtos químicos de limpeza e decapantes. Umedeça um pano macio ou uma esponja em solvente e limpe a pintura velha. Deixe que o solvente aja por 10 minutos, então raspe a tinta recém solta. Repita conforme necessário até que toda a tinta seja removida.

  4. Use decapantes químicos mais fortes se o solvente não funcionar. Use um removedor de tinta profissional contendo hidróxido de sódio ou metassilicato de sódio. Aplique na banheira seguindo todas as instruções do produto. Raspe a pintura solta, repita se necessário até que toda a tinta seja removida.

  5. Aplique um decapante químico que contém cloreto de metileno se outros produtos não forem bem sucedidos. Aplique o decapante a uma pequena área da banheira e deixe-o agir por até três minutos. Não deixe-o agir por mais tempo ou os produtos químicos vão danificar a banheira.

  6. Aplique e enxague o decapante de metileno em cada seção da banheira. Raspe a pintura solta, em seguida, aplique com cuidado até que toda a tinta seja removida.

  7. Lave a superfície da banheira com água quente e limpador de banheiro ou sabão para remover o resíduo do removedor de tinta, peças de pintura e outros contaminantes. Não permita que ninguém use a banheira até que esteja completamente limpa, produtos químicos nos decapantes podem danificar a pele.

Dicas

  • Encontre os materiais necessários para este projeto em lojas de ferragens e de melhoria de casas.
  • Em caso de dúvida sobre a decapagem da superfície com segurança, entre em contato com o fabricante da banheira para instruções detalhadas.

O que você precisa

  • Raspador de plástico
  • Luvas de borracha
  • Solvente
  • Pano macio ou uma esponja
  • Decapantes profissionais
  • Água
  • Limpador de banheiro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article