Mais
×

Como pintar as cúpulas de vidro de lustres

Para trazer as cúpulas de vidro de lustres de volta à vida, limpe-as; para dar-lhes nova vida, pinte-as. Modifique as cúpulas de vidro dos seus lustres para acrescentar um elemento de decoração novo e incomum à casa. Elas oferecem inúmeras oportunidades, desde cores sólidas até desenhos. Esse processo requer várias ferramentas especializadas, materiais e técnicas.

Instruções

A pintura em vidro é muito diferente da pintura em tela (Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images)
  1. Limpe as cúpulas de vidro com água morna e sabão. Enxágue-as e deixe secar completamente. Remova quaisquer resíduos restantes no vidro com álcool ou limpa vidros.

  2. Escolha as tintas para vidro e os pincéis. Leia os rótulos das tintas atentamente; algumas requerem uma mão de primer antes da pintura e uma camada protetora de verniz após.

  3. Escolha os desenhos que quer pintar nas cúpulas de vidro. Escolha entre uma variedade de técnicas para pintura em vidro, incluindo traçado preto, tinta fosca com pigmentos opacos e coloração com prata.

  4. Caso necessário, passe uma camada de primer para vidro nas cúpulas de vidro.

  5. Pinte os desenhos nas cúpulas de vidro. Pinte todas elas com o mesmo padrão para um aspecto clássico ou misture os desenhos para uma decoração mais divertida.

  6. Utilize o método do traçado preto. Com um pincel de ponta fina, trace linhas pretas que bloqueiem a luz, mas que não sejam tão escuras. Preencha as linhas com cor.

  7. Utilize a tinta fosca, cuja base é de água e vinagre, e que pode ser aplicada em camadas finas ou grossas e, ainda assim, mantém a transparência. A tinta fosca também pode ser aplicada sobre os traçados feitos com tinta. Ela funciona bem como plano de fundo e para sombreamentos, pois suas cores costumam ser em tons de preto, marrom, verde e azul.

  8. Deixe a tinta secar completamente na cúpula de vidro. Passe uma camada de verniz para acabamento nas áreas pintadas, caso a tinta escolhida o requeira. Ao pintar as camadas de tinta, deixe que cada uma seque totalmente antes de partir para a próxima.

  9. Deixe o vidro curar ininterruptamente por pelo menos 24 horas.

  10. Asse o vidro em um forno convencional a 160ºC, por cerca de meia hora, para providenciar uma superfície mais durável.

Dicas

  • Leia cada rótulo de tinta atentamente. Cada tipo é diferente e pode requer tempos diversos para secar e assar e diferentes temperaturas.
  • Utilize esponjas para pintar toda a superfície do vidro para obter uma cobertura melhor.

O que você precisa

  • Lustres com cúpula de vidro
  • Sabão
  • Álcool doméstico ou limpa vidros
  • Tinta para vidro
  • Primer para vidro
  • Verniz para acabamento
  • Pincéis variados
  • Forno
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article