Você pode pintar seda com tinta acrílica diluída?

Escrito por marysia walcerz | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Você pode pintar seda com tinta acrílica diluída?
Seda (silk 4 image by jbattx from Fotolia.com)

Pintar em seda é uma forma divertida de arte, tanto para artistas novatos como para experientes e, se você estiver trabalhando com tintas acrílicas, lembre-se que, se não diluída, ela se secará muito rigidamente no tecido, principalmente em um delicado como no caso da seda. Você pode pintar com acrílico desde que ela esteja diluída e, para melhores resultados, misture também um pouco de tinta para tecido.

Outras pessoas estão lendo

Pintando em seda

O processo de pintar em seda com tinta acrílica envolve certa delicadeza, devido à natureza frágil do tecido. Você precisará comprar uma moldura de madeira e esticar o pano nela antes de começar a pintar. Compre também um conjunto de pincéis de vários tamanhos, para fazer detalhes pequenos e desenhos maiores. É importante usar pincéis sintéticos com tinta acrílica, pois a tinta se seca muito rapidamente em fibras naturais, estragando-as — por se secar mais rapidamente do que tinta comum, ela simplifica o processo de adicionar camadas, apesar de que, quando diluída, demorará mais para secar.

Quando usar tinta acrílica

De acordo com Jane Dávila, co-autora de "Art Quilt Workbook, Art Quilts at Play" ("Arte em colchas", em tradução livre), é melhor usar tintas acrílicas (ao invés das normais), quando você deseja um maior controle sobre a pintura. As acrílicas mantêm um melhor alinhamento no tecido do que a tinta, embora deixem o produto final mais duro. Para deixar a acrílica tão fina quanto a tinta, você geralmente deve misturá-la com tinta para tecido ou dilui-la em água ao ponto em que as cores começam a ficar menos intensas e bem mais pálidas. Tintas acrílicas também não devem ser usadas na seda com aerógrafos, porque a espessura pode obstruir o bico da máquina. Entretanto, se você está pintando na seda, a espessura da tinta acrílica ira segurar melhor o desenho.

Gel têxtil

No geral, para fazer a tinta acrílica segura e fácil de se trabalhar na seda, você deve diluí-la em tinta para tecido, pois eles adicionam durabilidade e flexibilidade à tinta, além de fazer com que os tecidos pintados possam ser lavados. Outro benefício de se trabalhar com tinta para tecido é que ela diminuirá a espessura da acrílica, fazendo-a parecer menos grossa sem perder o pigmento. Ao misturar as duas tintas, você pode misturá-las em uma proporção de 1-para-1, adicionando o quanto seja necessário. Algumas marcas que você encontrará em lojas de artesanato são FolkArt Acrylic Textile Medium, Delta Ceramcoat Textile Medium and Golden Acrylic Fabric Medium.

Durabilidade da tinta acrílica em seda

Um dos maiores benefícios de se usar tinta acrílica na seda é a durabilidade, pois você cria um laço permanente entre a tinta e as fibras do tecido, o que significa que a pintura durará tanto quanto o tecido. Você pode lavá-lo sem problemas depois de secar por vários dias, com água morna. Sem diluir a tinta, porém, ela tende a se quebrar com o tempo e, por isso, a importância em se usar um gel têxtil mesmo após o fim do processo artístico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível