×
Loading ...

Como pintar uma tulipa com aquarela

Aquarelas combinam muito bem com a pintura de flores, pois são coloridas e suaves. Suas linhas orgânicas e a forma em que a tinta se acumula no papel são ótimas para representar qualquer objeto floral, principalmente com as variações de tom. Embora as tulipas não tenham muitas pétalas livres, você ainda pode criar belas linhas simplesmente desenhando com água em vez de utilizar um lápis.

Loading...

Dicas

Você pode conferir o passo a passo em vídeo no final deste artigo.

Materiais necessários

  • Foto de referência ou tulipa de verdade
  • Papel para aquarela
  • Pincel número 20
  • Tintas tipo aquarela
  • Lápis (opcional)

Passo 1

Prepare sua paleta de cores usando as seguintes cores:

  • Para as tulipas: vermelho winsor, vermelho cádmio ou vermelho quinacridone.
  • Para o caule e as folhas: misture amarelo, um tom médio de verde e azul cobalto.

Dica: Se estiver usando aquarela seca em um pote, adicione um pouco de água ao pote com seu pincel e transfira um pouco da tinta para a paleta. Se estiver usando tubos, aplique um pouco de tinta na paleta e dilua com água.

Passo 2

Mergulhe seu pincel na água e pinte o caule e o contorno externo da tulipa apenas com água.

Dica: Você pode desenhar o contorno levemente com um lápis antes de pintar, se preferir. Mas lembre-se de esperar a pintura secar totalmente antes de apagar o lápis, ou você correrá o risco de borrar ou rasgar a pintura.

Passo 3

Enquanto o papel ainda estiver úmido, mergulhe o pincel na mistura de tinta verde e amarela e pinte o caule. Limpe o pincel com água e use um tom de vermelho para pintar o contorno externo das pétalas. Depois, use o pincel para desenhar o contorno interno, conforme a imagem.

Passo 4

Usando a tinta que você já tem no pincel, preencha algumas das pétalas externas, deixando áreas brancas no centro delas. Se necessário, adicione um pouco mais de tinta ao pincel. Depois, desenhe levemente a forma das pétalas internas, usando linhas irregulares.

Passo 5

Aplique mais tinta vermelha ao pincel e preencha as pétalas internas, deixando um contorno ou "canal" branco na borda de cada uma delas. Esse "canal" serve como realce e também evita misturar a tinta entre uma pétala e outra.

Passo 6

Repita o passo anterior com a pétala restante, novamente deixando um contorno branco em volta dela. Neste ponto, pinte novamente a outra pétala interna, adicionando mais cor para deixá-la mais escura.

Passo 7

Limpe seu pincel com água e aplique mais um pouco da mistura de tinta verde e amarela nele. Pinte o caule e depois vire o papel para baixo, para que a tinta escorra em direção à tulipa. Você também pode preencher de leve a área branca na parte de baixo das pétalas, deixando um contorno branco como na imagem. Deixe secar.

Passo 8

Aplique uma nova camada de tinta verde só no lado esquerdo do caule.

Passo 9

Aplique mais tinta vermelha às pétalas internas e ao contorno externo delas para sombrear as áreas mais escuras.

Opcional: Pinte uma folha usando a mistura de verde e amarelo. Posicione-a ao longo do caule e virada para um lado da tulipa, quase da altura da flor. Escureça a borda externa da folha com mais tinta verde.

Assista ao passo a passo em vídeo

Loading...
Loading ...
Loading ...