Comportamento

Como saber se um pintinho recém-nascido é macho ou fêmea

Escrito por tom crain | Traduzido por marina pastore
Como saber se um pintinho recém-nascido é macho ou fêmea

A sexagem de pintinhos pode envolver as características ligadas ao sexo de seus pais, como as penas e cores

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Uma das tarefas mais difíceis para criadores de galinhas é a da sexagem de pintinhos jovens. Numerosas fontes confiáveis sobre o assunto podem ser encontradas na Internet, muitas delas de instituições agrícolas de ponta, incluindo a University of Arkansas, a Mississippi State University, a University of California-Davis e o Ithaca College. Elas oferecem informações fáceis de entender sobre a sexagem de pintinhos recém-nascidos, incluindo gráficos e tabelas com ilustrações em cores para a identificação específica de raças populares. As chances de determinar o sexo corretamente aumentam quando as características sexuais secundárias aparecem, depois que eles já têm várias semanas de idade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Luvas
  • Quadro de identificação das cores e plumagem da raça

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça a sexagem cloacal nos pintinhos. Isto é feito manuseando os animais cuidadosamente e usando habilidades visuais precisas para identificar os diferentes formatos dos órgãos sexuais. Este método geralmente é reservado para especialistas treinados, já que existem mais de 15 formatos diferentes para considerar na observação.

  2. 2

    Observe a cor geral. Usar características cromáticas ligadas ao sexo com base na coloração dos pais é um método preciso, até mesmo no primeiro dia de vida dos pintinhos.

  3. 3

    Observe a plumagem. A sexagem pelas penas é baseada em diferenças nas características das penas no momento da eclosão. Estas diferenças são fáceis de ver e variam dependendo da estirpe específica do pintinho. Um exemplo de uma diferença nas características das penas é que, em muitas raças, os machos têm as penas das asas mais longas do que as das fêmeas.

  4. 4

    Observe o crescimento dos seus pintinhos. Este é o jeito mais fácil de diferenciar a galinha do galo, embora leve mais tempo. As fêmeas geralmente têm as cristas menores, enquanto as dos machos são maiores e mais brilhantes; as penas da cauda das fêmeas são mais arredondadas nas pontas, e as dos machos, mais pontudas; e, é claro, as fêmeas vão começar a botar ovos e os machos vão cantar.

Dicas & Advertências

  • A sexagem com base nas características sexuais secundárias, o método mais confiável, pode geralmente ser executada depois que os pintinhos tiverem 4 a 6 semanas de idade.
  • A Internet está cheia de métodos para diferenciar o galo recém-nascido da galinha que são apenas superstições. Eles podem ser intrigantes, mas, se usados, não são nada precisos. Atenha-se aos sites de confiança para obter instruções.
  • Embora seja precisa, a sexagem cloacal, se não for feita com muito cuidado, pode traumatizar um pintinho por causa das técnicas de manuseio extremo que são necessárias.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media